Colunas

Ética e responsabilidade no descarte de resíduos

Encontrar soluções eficientes que causam menos impactos na natureza. Essa realidade é possível, afinal ética e sustentabilidade andam de mãos dadas. Como o tema vem ganhando cada vez mais destaque nas empresas, a procura por técnicas que incorporem a “consciência verde” na rotina das instituições, está crescendo. O problema não será revertido de imediato, é necessário entender o cenário atual, dar o primeiro passo rumo a mudança e a quebra de paradigmas, só fazer o possível já não é o suficiente...

Pensando em não agredir o meio ambiente, a TOP CAS - Centro Automotivo Sustentável, loja especializada em reparação e pintura automotiva, está constantemente investindo em equipamentos da mais alta tecnologia e dispondo de uma equipe de colaboradores treinados no ramo. A loja localizada em São Gonçalo, é pioneira na região no quesito preservação do meio ambiente.

O descarte de peças e resíduos automotivos é uma preocupação, pois, de acordo com a resolução 416 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama, os fabricantes e importadores de pneus novos, por exemplo, são obrigados a recolher e destinar adequadamente os pneus que já não servem. Já a Conama 401, estipula que os estabelecimentos que comercializam baterias, deverão receber as mesmas, usadas, dos usuários e repassá-las aos respectivos fabricantes. O consumidor ambientalmente consciente pode confirmar se os procedimentos dos distribuidores e revendedores são feitos da maneira correta.

A loja foca em ações que trazem benefícios diretos não só para seu negócio, mas para a sociedade. O óleo, por exemplo, é uma substância altamente agressiva ao meio ambiente e por isso, é necessário adotar estratégias para um destino apropriado. Como solução, eles adotaram o Separador de Água e Óleo, que oferece alto índice de eficiência na remoção da substância, atendendo à legislação ambiental. Com o sistema, a água tratada pode ser descartada na rede de esgoto já que está dentro dos padrões de emissão exigidas pela legislação, ou mesmo reutilizada. O óleo drenado é separado e removido pela empresa de coleta licenciada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os funcionários também são orientados a cumprir as exigências sustentáveis. O treinamento foi baseado na lei de Política Nacional de Educação Ambiental. Segundo o proprietário Leandro Villar, o objetivo é ter uma oficina 100% sustentável e contribuir sempre para minimizar o impacto ambiental.

Dentre as ações implantadas na loja para uma rotina sustentável, estão:

- Instalação de tratamento de ar para fontes fixas (cabine de pintura) com filtros para partículas e filtro de carvão ativado para odores;

- Local coberto para armazenamento de resíduos como ferro, plástico, vidro e papelão;

- Aplicação de telhas translúcidas para a economia de energia elétrica;

- Captação de água da chuva para lavagem dos veículos e utilização nos vasos sanitários;

- Utilização de produtos homologados e biodegradáveis para a lavagem de veículos e suas dependências.

Agir de forma ética e transparente, é contribuir para a sociedade que estamos inseridos. Tem algum negócio e quer aplicar práticas sustentáveis? Comece! Nunca é tarde para pensar no meio ambiente e viver de forma consciente.

Faz parte de algum projeto sustentável? Conhece alguém que faça? Escreva para nós: [email protected]

< Final Brasileira do Game League of Legends será transmitida em São Gonçalo Niterói recebe Campeonato Carioca de Fut5 <