Colunas

Instituto Trata Brasil

Atualmente vivem no planeta cerca de 7 bilhões de pessoas. Se o crescimento populacional continuar nesse ritmo seremos até o ano de 2015 aproximadamente 9 bilhões de habitantes. E o consumo de água e a consequente demanda por tratamento de esgoto? Como ficam?

O instituto Trata Brasil revelou em minucioso estudo realizado em 2015 que só 48,6% da população têm acesso à coleta de esgoto, ou seja mais de 100 milhões de brasileiros não têm acesso a este serviço.

Hoje tive o privilégio de participar da ordem do início de obra da estação de tratamento de esgoto do Sapê que fica na Região de Pendotiba no município de Niterói, uma das últimas bacias hidrográficas da cidade que faltava para se coletar o esgoto dos moradores, preservando o meio ambiente e melhorando muito a qualidade de vida da população.

Se o debate for feito pela lógica da economicidade a Organização Mundial da Saúde revela que para cada 1 dólar investido em água e saneamento, economiza-se 4,3 dólares em saúde global. Considerando que lagoas, rios e oceanos limpos viabilizam, lazer, esporte, turismo e somando aos benefícios o fato de que as obras de instalação das redes coletoras e manutenção das estações empregam bastante a conclusão óbvia é que o investimento vale à pena!

< Desligamento do sinal analógico de TV em outubro Adolescente desaparece em Maricá e é encontrada em Niterói <