Jonny Salles

De volta ao passado – antigos consoles voltam repaginados

Retorno do Atari está previsto para o fim do ano. Foto: divulgação

Xbox Series X, Playstation 5 e ... Atari? Pode parecer estranho, mas, sim, esses são os lançamentos de consoles previstos para o fim de 2020, trazendo uma nova geração mais potente de games, ou, como no caso do Atari, revisitar os jogos antigos com uma tecnologia que a época do seu lançamento original não permitia, já que o primeiro console da empresa foi lançado em 1977.

O Atari VSC 800, que teria lançamento em 2019, mas foi adiado para este ano, conta com um sistema operacional chamado Atari World, totalmente baseado no Linux, dois controles, sendo um deles a atualização do clássico joystick do console, além do serviço Atari Vault, que conta com 100 jogos originais do Atari.

Quanto aos novos games, o console rodará, além dos seus exclusivos, jogos destinados a computador (os que se encaixarem nas definições ainda não reveladas do produto, é claro).

Essa ideia de trazer o passado de volta, não é nenhuma grande novidade, já que ao pé que a indústria de videogames avança na tecnologia, nos mostrando gráficos cada vez mais perfeitos e velocidades incríveis no carregamento de jogos, também anda olhando constantemente para o passado e vendendo produtos para os mais nostálgicos. Tanto que o Super Nintendo e o Mega Drive, consoles que fizeram sucesso na década de 90, foram relançados em versões “mini”, com jogos embutidos na memória, descartando a necessidade de comprar (e assoprar) as clássicas fitas.

Super Nintendo, sucesso na década de 90, relançado em versão mini. Foto: Divulgação

Além disso, a Nintendo tem no seu mais novo console, o Nintendo Switch, o serviço Nintendo Online, que não somente permite que os jogadores tenham acesso ao modo online de todos os jogos disponíveis no videogame, mas também lhe dá acesso aos jogos de Nintendinho e Super Nintendo, tudo isso podendo levar para qualquer lugar, já que o Switch trata-se de um portátil.

Tais novidades mostram que o mercado de games não está apenas visando o futuro e tecnologias completamente inovadoras, mas também deseja trazer de volta toda aquela emoção que os gamers mais velhos sentiam quando derrotavam ETs invasores e driblavam obstáculos aéreos quando eles não passavam de um mísero pixel na tela da TV tubo.


Jonny Salles é professor formado em Letras (Português - Literaturas) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e aficionado por mundo nerd que acompanha, debate e vivencia, seja numa roda de amigos ou pelo seu canal Geek Barba

< Governo Federal vai apoiar 90 projetos de combate à pandemia Sancionada lei de combate à violência doméstica durante pandemia <