Colunas

Mandíbula

O queridinho nos restaurantes neste inverno já tem nome e veio pra ficar: é o Rámen. Uma massa oriental imersa num caldo quente e de sabor inigualável, servida com diversos ingredientes.

Este prato acolhedor e extremamente saboroso é original da China mas alcançou a fama mesmo no Japão, onde é chamado de Lámen - pois os japoneses não pronunciam o "L". As primeiras referências do Lámen no Japão datam de 1600, porém naquela época era uma iguaria restrita a poucos. Por volta de 1910 o Lámen começou a se popularizar nos restaurantes de Tóquio.

Como uma boa macarronada italiana ou uma bela feijoada, este prato é daqueles que nos traz conforto e acolhe a alma.

A preparação começa com o personagem principal desta delícia: o caldo. Uma explosão de sabores preparada com muitos ingredientes como cogumelos, algas marinhas, porco e legumes. O cozimento deste caldo é longo e para ganhar sabor deve ficar apurando no fogo durante 12 horas. O protagonista do segundo capítulo desta história é a massa. Feita com farinha e ovos, a massa deve ser cozida com água e sal. Por fim, a linda montagem (como você vê na foto). A massa no centro do prato fundo é regada e imersa com o caldo quente e finalizada com fatias de barriga de porco, pernil de porco desfiado, ovos moles, nori (algas) e cebolinha. Esta mistura de sabores é uma experiência fascinante!

Não é de hoje que o Lámen vem conquistando o ocidente. Esta tsunami japonesa invadiu os Estados Unidos há pouco mais de uma década, quando alguns chefs resolveram apostar no prato. David Chang, o chef coreano queridinho de Nova Iorque abriu o Momofuku Noodle Bar em 2004 e os nova-iorquinos caíram de joelhos diante os seus Lámens preparados a perfeição. Em pouco tempo o Momofuku ganhou as capas de revistas e filas intermináveis na porta.

Aqui no Brasil a porta de entrada, como de praxe, foi São Paulo. O Jojo Rámen já é um sucesso, assim como o Tan Tan Noodle Bar. No Rio de Janeiro os mais famosos Lámens da cidade são encontrados no Azumi e no Mee, ambos em Copacabana e no Pabu Izakaya, no Leblon. Mas a onda já é tão grande que a maioria dos restaurantes japoneses já apostam no prato. E já é possível encontrar Lámen até nos food trucks em eventos de gastronomia.

Esperamos que em breve, esta onda deliciosa chegue aqui deste lado da Baía de Guanabara.

< Previsão do tempo para este fim de semana Lançamento do livro "Literatura Mulherzinha” em Niterói <