sábado, 16 de janeiro de 2021

Quarentena digital

Recursos de teleaula têm sido estratégicos para manter semestre. Foto: Divulgação

Estamos em quarentena. Cada um em sua casa, mantendo o isolamento, para garantirmos a nossa saúde e a saúde de toda a comunidade. Porém, isso não significa que devemos abandonar os nossos compromissos e as nossas prioridades! Vamos focar nos estudos e no nosso objetivo: O ENEM, que já definiu a data dos dias de prova e, este ano, oferece duas formas de aplicação: a versão impressa e a versão digital. Quer saber um pouco mais sobre isso? Venha comigo, então!

O exame tradicional ocorrerá nos dias 01 e 08 de Novembro, seguindo a lógica das versões anteriores:

  • No 1º dia, vocês farão a redação e mais 90 questões de múltipla escolha, sendo as disciplinas: Linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas teconologias. Esse dia terá 5 horas e meia de prova.
  • No 2º dia, mais 90 questões: Matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias. Nesse segundo momento, você terá 5 horas de prova.
    Lembre-se: as notas DIFERENCIAIS são as de Redação e Matemática!

No ENEM digital, a diferença principal é que ocorrerá quase um mês antes, nos dias 11 e 18 de outubro. Além disso, você terá as questões de múltipla escolha feitas em um computador disponibilizado pelo local onde você fará o exame. O que muita gente não sabe é o fato de a prova online não ser feita em casa! Da mesma forma que na versão impressa, você também terá um local físico direcionado pelo próprio Inep para fazer esse processo seletivo.

Então, o que você precisa saber antes de optar pela prova digital?

  1. A redação continuará sendo impressa, isto é, vc fará o texto à caneta, de modo físico. Apenas as questões serão resolvidas no computador;
  2. O esquema da quantidade de questões e das disciplinas por dia se mantém o mesmo do original;
  3. Você não poderá usar um computador pessoal;
  4. As vagas, ao contrário da versão tradicional, são limitadas! Apenas 100 mil serão disponibilizadas nesse projeto piloto de 2020. Vale a pena, então, conferir quantas vagas o seu estado terá. Aqui no Rio de Janeiro, serão apenas 11.062! Vale lembrar que os candidatos de outros estados podem se inscrever para qualquer lugar que quiserem. Então, se realmente for o seu desejo participar desse novo formato da prova, faça a sua inscrição o quanto antes, a fim de garantir a sua vaga o mais perto possível da sua casa!;
  5. Neste primeiro ano, apenas 15 capitais e outras 45 cidades terão essa possibilidade de formatação, mas a proposta é que, até 2026, só exista a versão digital. Se quiser saber quais são todas as cidades onde ocorrerá esse projeto, basta conferir no edital divulgado no Diário Oficial da União, liberado no dia 31 de março;
  6. Outra informação importante é destinada aos candidatos que precisam de algum tipo de acessibilidade. Infelizmente, esse recurso só estará liberado para a versão impressa;
  7. Antes de fazer a inscrição, pense bem e decida qual é o formato de prova que você deseja fazer, pois, uma vez inscrito, você não poderá mudar a sua opção.

Para que você se organize e tenha tempo de decidir, releia este post ou me mande uma mensagem pelo meu insta: @profgabjardim. Podemos conversar mais para que possa se sentir seguro na hora de escolher!

O período de inscrição para todas as versões do ENEM 2020 será entre os dias 11 e 22 de maio, podendo pagar a taxa de 85 reais até o dia 28/05.

No mais, desejo a você boa sorte! Um ano lindo e foco nos estudos, pois é a educação a melhor arma que se tem para transformarmos o mundo!

Gab Jardim é professora com formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e dá dicas para potencializar os estudos.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *