sexta, 18 de setembro de 2020

Ano novo! Vida nova?

A simbologia da virada de ano nos motiva o desejo de ser diferente e melhor. Foto: Michel Monteiro/Ascom Maricá

O clima festivo de final de ano passou, as férias se iniciaram e a sensação de paz e calmaria toma conta da mente e do peito, somada ao ritmo carnavalesco que invade o país no primeiro dia de janeiro. Porém, mesmo que esse mês inicial seja tradicionalmente conhecido como o momento do ócio máximo para aqueles que são estudantes, é também um período crucial que pode decidir seu rendimento e resultados pelos próximos onze meses.

A simbologia da virada de ano é, definitivamente, importante para que nós tenhamos, de modo externo ao ser, algo que nos estimule, motive e reative o desejo de fazer diferente e melhor. Encare esse momento como uma oportunidade de rever tudo o que você fez ao longo de 2019; liste aquilo que foi produtivo, assim como todos os pontos que você precisa melhorar em 2020. A autoanálise é a primeira etapa para fazer valer a “vida nova” que desejava à meia-noite sob os fogos da virada.

Uma vez entendido o que gerou frutos para ti e o que dificultou a sua caminhada rumo ao sucesso, estabeleça o seu Planejamento Anual. Seja em um planner ou em uma tabela no notebook, anote as metas mensais que deseja alcançar, esquematize sua rotina e inicie as atividades programadas o quanto antes! “– Mas, Gab, eu tô de férias!” Fico feliz, querido! Eu também! Todavia, até os dias de relaxamento podem ser melhor aproveitados quando há organização. Sabe aquela sensação que dá no final de janeiro, quando as férias estão se esgotando, e você pensa: “Nossa! Passou voando!”? Para que você não sinta que os dias acabaram e você não aproveitou o suficiente, planeje!

Por fim, e não menos importante, se você tem como objetivo passar no vestibular neste ano que se inicia, o maior bizu que eu posso te oferecer é este: entenda que este pode ser o seu ano! Queira que seja! E corra atrás para que assim aconteça! Por mais que seja difícil olhar para o lado e ver os amigos, a família e toda a internet aproveitando o verão, enquanto você pensa em nota, SISU e universidade, tenha em mente que todo o seu esforço será compensado daqui a um ano, em janeiro de 2021, quando você vir o seu nome na lista de aprovados. No mais, vamos juntos e um 2020 excelente para nós!

Gab Jardim – É professora com formações pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e dá dicas para potencializar os estudos.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *