Professora Gab Jardim - Provas e Estudos

As toxinas devem ser eliminadas!

Relação pode ser nocivas para obtenção do resultado desejado. Foto: Divulgação

A vida nos prega peças diárias. Como se já não bastasse o intenso - e repleto de cobranças - ano de vestibular, há os problemas clássicos familiares, as crises emocionais rotineiras e os anseios que permeiam as incertezas advindas do futuro. Tudo isso funciona como catalisador para angústias e medos que dificultam o rendimento escolar. Porém, além de todas essas questões, ainda existe um problema que, por vezes, passa despercebido, e que pode ser o maior dos obstáculos durante os estudos e o dia a dia: as relações tóxicas.

 É sabido que os amigos são peça-chave para compartilhar alegrias e ajudar em meio às tristezas, todavia, alguns daqueles que consideramos nosso porto seguro podem dificultar o trajeto rumo ao sucesso, se nos oferecerem âncoras em vez de asas. No mundo contemporâneo, o individualismo e a competição ganham protagonismo e preterem a parceria e a cumplicidade. Nem todo mundo para quem você se dedica e em quem você confia deseja a sua vitória. Ouso dizer que existem os que se satisfazem frente ao seu fracasso. Diante desse quadro, é de vital importância que você se afaste dessas pessoas, caso queira alcançar a aprovação no vestibular.

 Como, então, saber quem são as âncoras que te afundam e impedem o seu voo rumo ao sucesso? Quando acreditamos que alguém é nosso amigo, fica ainda mais difícil discernir os que lutam conosco, e não contra nós. Entretanto, desperte o olhar para os que não se regozijam quando você divide um momento de felicidade, ou que te atrapalham nas horas de estudo. É possível que tais pessoas ajam dessa forma por insegurança, mas normalmente essas só acreditam em realização quando acontece com elas mesmas.

As toxinas desses indivíduos são liberadas, por meio de comentários desestimulantes (“Assim, você não vai passar nunca!”; “Se eu fosse você, estudava depois, a vida é curta para perder tempo com isso!”; “É melhor desistir desse curso, porque nós sabemos que você não é capaz”), e, por virem daqueles que queremos bem, magoam ainda mais. Lidar com a vida e com as decepções precisa ser de modo racional, reconhecendo que nem todo mundo fica feliz por você e com você. Se o seu desejo é chegar aos objetivos idealizados, comece eliminando do seu círculo de convivência as pessoas que só sabem depreciar e traga para si os que te impulsionam a levantar voo. Portanto, vamos voar juntos?

< Exposição 'Quartos de Hotel' chega a Niterói Preso após perseguição com troca de tiros na BR-101 <