Professora Gab Jardim - Provas e Estudos

E se eu não sei o que eu quero?

O que ser quando crescer? (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Dedicar um ano inteiro a uma prova é tarefa árdua, mas necessária, no cenário nacional de inserção ao Ensino Superior. Cursinhos presenciais ou online, horas a fio de estudo e exaustivas listas de exercícios são apenas etapas típicas dentro do processo de dedicação. Todavia, muitas vezes o maior desafio é responder à pergunta que permeia nossas vidas desde que éramos crianças: o que ser quando crescer?

O fato de tal questão trazer à tona uma decisão que implicará o nosso futuro profissional ajuda a aumentar a tensão da escolha por qual carreira seguir, assim como constrói, de modo falacioso, a sensação de que precisamos, muitas vezes antes de atingir a maioridade, ter a convicção do que desejamos fazer para prover o sustento próprio nos próximos quarenta anos. Diante disso, se você não souber o que quer, o desespero pode virar sua companhia constante – o que é bem desagradável.

Caso essa seja a tua angústia hoje, que tal uma palavra de conforto? Estamos inseridos em um século repleto de inovações produzidas segundo a segundo. Novas profissões surgem juntamente com chuvas de perguntas e possibilidades de descobertas. Isso nos mostra o quanto o mundo é mutável e nós, enquanto membros desse universo, também somos feitos de questionamentos frente a essas mudanças. E o que essa realidade significa? Que ninguém é capaz de prever com exatidão o incerto futuro e que nossas escolhas hoje podem não ser as mesmas amanhã. Heráclito de Éfeso já dizia que “nada é permanente, exceto a mudança”. Então, acalme-se!

É ótimo saber o que você quer fazer no mercado de trabalho, mas não saber também não é o fim do mundo! Comece listando as tuas habilidades, as áreas que você tem afinidade e que te interessam.

Uma vez que você tenha percebido tuas aptidões pelas humanas, exatas, biomédicas ou artísticas, busque pesquisar os cursos respectivos a tua escolha, assim como conversar com pessoas que trabalham nas profissões que despertaram o teu interesse.

Assistir a palestras sobre as carreiras e fazer testes vocacionais com psicólogos especializados também é vital para te ajudar a entender melhor o que combina com você. Agora, a principal informação que você deve se lembrar é: são as dúvidas que nos fazem sair do lugar em que estamos para nos encontrar. No mais, boa viagem rumo à tua descoberta!

< Acidente complica o trânsito na RJ-104 em Niterói Preso foragido da justiça na comunidade do Sabão <