Karinne Pierre - Carreiras & Negócios

E você, quer ser um talento ágil?

Busca profissional mudou nas empresas. Foto: Sebrae

A busca pelo profissional ideal mudou nos últimos tempos nas empresas.

Num passado próximo, as pessoas procuravam emprego...

“... pra vida toda...”
“...se capacitavam ao longo do tempo...”
“...promoção era por tempo de casa...”

Com o passar dos tempos o nível de conhecimento passou a ser observado e valorizado.

Atualmente procura-se pelo talentos ágeis, você já ouviu falar?

Engana-se quem pensa, que este novo perfil é ser o mais rápido no que faz, mas sim aquele que se adapta melhor e com facilidade, tem vontade de aprender, reaprender dentre outras características...

• Raciocínio rápido;
• Ser multidisciplinar;
• Ter habilidade socioemocionais;

Os profissionais terão que conhecer suas habilidades, não focar somente na execução da função pelo qual foi contratado, envolver-se com outros caminhos, ser proativo, flexível em diversos interesses corporativos, explorando conhecimentos, desenvolvendo habilidades, apreciando o caminho percorrido, aprendendo com os erros, na contramão da formação tradicional, aonde a valorização da estabilidade, segurança e o medo em alcançar novos vôos são objetivos opostos a esta tendência nas empresas.

Boa comunicação, ser participativo, adaptando-se nas imprevisibilidades, independente das ferramentas disponibilizadas, aproveitar seu potencial, fará a diferença e você se destacará.

Por melhor que seja seu currículo, competência e inteligência socioemocional e habilidade na aprendizagem, dão a vez e são levadas em consideração.

Em contrapartida, as empresas conservadoras ou sem disposição para inovar, precisarão se adaptar, pois teremos no mercado perfis diferenciados, caso contrário, terão a dificuldade de enquadrar essa mão de obra, que já é uma realidade.

Quer mais dicas?

• Fique com o “radar ligado”!
• Esteja bem e com energia para aprender e reaprender!
• Acredite em você e não seja resistente ao NOVO!
• Planeje as etapas do que está sendo aprendido e aplicado.
• Trabalhe em equipe!
• Não centralize, interaja...
• Faça uma espécie de laboratório, como o ator quando vai desenvolver um novo papel... consulte, pesquise, anote, poste sobre sua área de atuação ou com o que está aprendendo: veja vídeos, faça vídeos, participe de grupos de discussão nas redes sociais, ouça podcasts e construa sua opinião pessoal e desenvolva a sua melhor performance.
• Não entendeu? Pergunte!

Enfim, aceite seus limites, supere e saiba hora certa de “ligar a chave”!

Karinne Pierre - Carreiras & Negócios

Karinne Pierre - Carreiras & Negócios

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de trabalho, Karinne Pierre é CEO da Dphumanos, palestrante, mentora de carreiras e consultora empresarial.

< Operação policial no Morro do Estado Barbeiro confessa ter torturado professora em SG <