Karinne Pierre - Carreiras & Negócios

Nome sujo pode atrapalhar na hora da contratação?

Prática discriminatória está prevista na Lei 9.029/1995. Foto: Divulgação

Muitas empresas, mesmo sabendo da negativação, entendem que o país está em crise e que estamos sujeitos a momentos financeiros ruins. Com isso, muitos nomes ficam negativados.

Também existem empresas que, dependendo do porte e cargo que estiverem recrutando, possam ter como premissa este requisito, geralmente nas vagas para as áreas financeira ou contábil.

Caso seu nome esteja negativado, é possível que sua contratação não seja efetivada, pois cargos que lidam com dinheiro, as empresas tendem a ser mais criteriosas nesse quesito, mas, a boa notícia é que possuem, felizmente, muitas empresas que nem fazem este tipo de checagem.

Vale lembrar que a prática discriminatória, está prevista na Lei 9.029/1995, a qual estabelece no Art 1º a proibição da adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para fins de relação de emprego. É possível até que o candidato acione a justiça, mas precisará de provas e, na maioria das vezes, ele nem ficará sabendo o motivo pelo qual não foi escolhido.

A prova pode ser, por exemplo: uma testemunha, gravação da entrevista, e-mail, WhatsApp, etc. O problema é que, geralmente, as empresas não costumam dizer o motivo real, principalmente nesses casos.

Hoje em dia é permitido até abrir a conta no banco, na modalidade conta salário, estando negativado, não sendo impedimento algum, pois nesta não haverá linha de crédito vinculada, e sim apenas para efeito de recebimento do seu salário, e possibilitará visualizar saldo e saque.

No entanto, a negativação não deveria ser critério eliminatório num processo de recrutamento e seleção, e jamais ter isto vinculado a sua carteira de trabalho. Com exceção dos bancários e instituições financeiras que possuem respaldos previstos na CLT.

Porém, os motivos legais de não ser selecionado para tão esperada vaga, podem ser diversos:

• Não ter o perfil da empresa;

• Escolaridade;

• Comportamento na entrevista;

• Competir com um candidato mais preparado;

• Cancelamento da vaga;

Enfim, se seu nome está negativado, não entre em desespero.O ideal é traçar uma estratégia para resolver a situação.

Karinne Pierre é gestora de Departamento Pessoal, Técnica de Recursos Humanos e especialista em Legislação Trabalhista e Previdência.

Karinne Pierre - Carreiras & Negócios

Karinne Pierre - Carreiras & Negócios

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de trabalho, Karinne Pierre é CEO da Dphumanos, palestrante, mentora de carreiras e consultora empresarial.

< Flamengo se prepara para a estreia no Carioca, confira o provável time Material escolar com variação de preço em quase 70% nas papelarias <