Espaço foi reinaugurado há pouco mais de um mês. Foto: Divulgação – Prefeitura de Maricá

Um mês após a reinauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), onde funciona a Arena Mumbuca, o número de atividades oferecidas gratuitamente pelas secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e Assistência Social no complexo aumentou. Muitas atividades estão com vagas esgotadas, mas em outras ainda há possibilidade de se matricular.

Com uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) instalada no local, a Secretaria de Assistência Social realiza um trabalho com orientadores em grupos de convivência tanto para crianças quanto para idosos.

“Faz parte de exigência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), então, temos oficinas geradoras de renda. Atualmente, estamos com vagas para corte e cabelo, jardinagem e manicure”, disse a coordenadora do Cras CEU Kelly Ebrenz, destacando também que os grupos contam com aulas de teatro, fotografia e capoeira.

Entre as opções oferecidas pela Secretaria de Cultura, oficinas de artesanato em feltro, pintura em tecido ou em tela, teatro infantil ou adulto, muay thay e dança de rua.

Professores de pintura em tela e artesanato, Robert Lima e Mirian Sousa explicam que suas aulas funcionam como terapia.

“Por isso, o nome do projeto é ‘Pintando eu vivo mais’. E estamos formando uma nova turma. Quem quiser, pode se inscrever, mesmo que nunca tenha pintado nada na vida”, afirma ele.

A professora de artesanato completa: “Perdi meus pais em um curto período e o artesanato me ajudou muito. Ele me transformou. Por isso, eu me doo para os meus alunos. Para ajudar as outras pessoas”, garante.

“Antes da reinauguração, aqui tinha bale clássico, jazz e dança moderna. Agora, estamos abrindo inscrições para dança cigana, contemporânea e sapateado para todos interessados em se mover desde crianças a partir de cinco anos de idade até a fase adulta”, pontuou o coreógrafo e professor Leandro da Silva.

Segundo ele, com a reforma o espaço ficou com utilização mais flexível e com isso chama a atenção de quem quer praticar alguma atividade ou esporte. “Esse projeto ‘Nós dançantes’ já existe há cinco anos e conta com cerca de 70 alunos em turmas com cerca de 15 alunos”, garante.

Coordenadora de Cultura, Sandra Bittencourt acredita que após a revitalização, a Arena Mumbuca passou a oferecer ainda mais qualidade de vida.

“Aqui tem academia, zumba, biblioteca, contação de história. É um equipamento que abrange todas as necessidades e fez muito bem para a nossa população. Tem quem diga que ele salva vidas”, frisa.

“Agora, nós estamos mais preparados para receber a população. Temos dois vestiários com chuveiros elétricos, quadra cercada que permite a privacidade das aulas. Então, a estrutura veio a somar mais com a comunidade. No momento, estamos com fila de espera em algumas modalidades, mas a cada três faltas não justificadas no mês, o aluno perde a vaga e nós chamamos as pessoas que estão na lista de espera”, explicou o coordenador de esportes, Alex Bittencourt.

Em todos os casos, as inscrições são realizadas no próprio local, nas salas de cada secretaria. É preciso apenas apresentar original e cópia dos seguintes documentos: identidade do aluno e de seu responsável, comprovante de residência, declaração escolar e atestado médico recente, além de uma foto 3×4.

Entre o relato de pessoas que praticam atividades na Arena e comemoraram a reabertura do espaço está Flávia Guedes (37 anos) de Itapeba.

“Eu tenho duas filhas, a Vitória (7 anos) e a Sofia (4 anos). Há três anos, a Vitória faz balé e jazz aqui. Durante as obras, cada atividade ficou sendo realizada num lugar diferente, mas depois que esse espaço foi reinaugurado, eu fiquei sabendo da aula de capoeira no CRAS. Fiz a inscrição das duas e elas foram chamadas. Não demorou nada. Elas também passaram a fazer ginástica rítmica. Ficou mais fácil combinar todas as atividades no mesmo lugar”, explicou.

“Sofro muito de ansiedade e fazer a ginástica com alongamento melhora muito meu quadro. É importante fazer atividade física porque a gente se sente bem, melhora o humor, o físico. Enquanto aqui estava fechado, eu não tinha como fazer, aí passei a ficar em casa só me alongando”, conta Eliane Veras de 58 anos, que mora no Centro.

Após a revitalização, as novidades também chegaram à Biblioteca Lima Barreto que funciona no local.

“Além de material de pesquisa e espaço para estudo, estamos com a novidade de empréstimo de livros. Assim, a pessoa cadastrada pode pegar três livros por vez, pelo período de quinze dias, podendo renovar esse prazo. Para se cadastrar, basta apresentar identidade, CPF e comprovante de renda”, explica Nádia Castelo Branco que é a responsável pelo espaço, lembrando que filmes, CDs, revistas em quadrinho e material infantil também estão a disposição.

Veja abaixo a relação das atividades que ainda possuem vagas, com os horários de aulas e idade exigida.

Cultura

Artesanato em feltro: 2ª e 4ª das 16h30 às 18h30 e 4ª das 19h às 21h

Pintura em tecido: 2ª das 19h às 21h e 4ª das 9h às 11h (início 04/09)

Pintura em tela: 3ª das 16h30 às 18h30

Teatro adulto: 4ª das 19h às 21h e 4ª das 15h às 16h (idosos)

Teatro infantil: 2ª e 4ª das 16h às 18h (início 26/08)

Muay Thay: 2ª e 4ª das 19h às 20h

Dança de rua: 2ª das 20h às 22h

Assistência Social

Barbearia: 2ª das 8h às 12h

Corte de cabelo: 3ª das 13h às 17h

Jardinagem: 3ª das 8h às 12h

Manicure: 5ª das 13h às 17h

Capoeira infantil: 5ª das 16h às 17h

Grupo de idosos: 4ª e 6ª das 14h às 16h

Grupo de crianças: 4ª das 9h às 11h

Esporte

Capoeira (+4 anos): 3ª e 5ª das 18h às 19h

Futsal (6 a 9 anos): 3ª e 5ª das 9h às 10h ou 2ª e 6ª das 16h às 17h

Futsal (10 a 12 anos): 3ª e 5ª das 10h às 11h ou 2ª e 6ª das 15h às 16h

Futsal (13 a 15 anos): 2ª e 4ª das 8h às 9h ou 3ª e 5ª das 14h às 15h

Vôlei (11 a 18 anos): 3ª e 5ª das 8h às 9h

Vôlei (12 a 18 anos): 2ª e 4ª das 14h às 15h

Zumba (+15 anos): 2ª e 4ª das 19h às 20h

Basquete (12 a 18 anos): 2ª e 4ª das 10h às 11h ou 3ª e 5ª das 15h às 16h

Alongamento (+18 anos): 3ª e 5ª das 8h às 9h ou 17h às 18h

Circuito Funcional (+18 anos): 2ª e 4ª das 7h às 8h, 8h às 9h ou 18h às 19h; 3ª e 5ª das 7h às 8h ou 18h às 19h

Ginástica (+18 anos): 3ª e 5ª das 19h às 20h

Ginástica/Alongamento (+60 anos): 2ª e 4ª das 9h às 10h

Ginástica e Localizada (+60 anos): 3ª e 5ª das 16h às 17h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *