Documentário aborda temas do universo estudantil secundarista. Foto: Divulgação: Prefeitura de Niterói

No dia 16 de maio, quinta-feira, às 18h, tem mais uma edição do Cine Popular, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. A atração desta vez é “Eleições”, de Alice Riff, um documentário cheio de originalidade.

Há no movimento estudantil uma máxima de que todo estudante secundarista deveria ter a oportunidade de viver a dinâmica de seu grêmio. E esse é o centro da narrativa que ocorre na Escola Estadual Doutor Alarico da Silveira: a eleição do grêmio se aproxima e há quatro chapas na disputa, dentro de toda pluralidade que pode haver numa juventude que se situa no ensino público do centro da grande São Paulo. 

“Eleições” traz a perspectiva dos estudantes sobre política, democracia e representação no contexto da escola. O aprendizado extracurricular que somente a luta secundarista pode proporcionar a um adolescente. O filme foi selecionado para mostra Futuro Brasil do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2018) e para a mostra Première Brasil: Longas Documentais da 20ª edição do Festival do Rio.

Ascom Prefeitura de Niterói

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *