Integrantes se movem conforme raios de sol. Foto: MAC/Divulgação

Aos sábados, sete pessoas trajando roupas, máscaras e espelhos dourados caminham pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói. A dinâmica desperta a atenção do público. A performance se assemelha à uma coreografia improvisada, em flerte com os raios de sol.

O ato, que compõe a exposição ‘Em colaboração com o sol’ foi moldado pelo artista argentino Eduardo Navarro. Sua primeira exibição foi em 2017 em Reykjavic, capital da Islândia.

Os sete componentes se movem de acordo com a dinâmica dos raios, que transitam pelos espelhos, máscaras e corpos. Neste sentido, o sol é coreógrafo e oitavo elemento.

Desde a primeira exibição do ato, Navarro pensava em expor no MAC. É entusiasta da arquitetura de Oscar Niemeyer.

Os outros elementos de sua exposição ocuram a varanda do museu. São 50 desenhos com ficcionalizações a partir das linhas linhas de Niemeyer.

A exposição, de curadoria de Pablo León de la Barra e Raphael Fonseca, aportou no museu em agosto.

Narravo compartilha o espaço com outro artista latino-americano – o costarriquenho Federico Herrero, cujas pinturas ocupam os murais do salão principal. As obras da exposição Tempo Aberto estabelecem dialética com a arquitetura do MAC.

Tanto a exposição de Navarro quanto de Herrero ficarão no museu até 8 de dezembro. As visitações são abertas das 10h às 18h, com exceção do ato coletivo com os componentes dourados. O ato é realizado aos sábados, às 15h30.

Integrantes se movem conforme raios de sol. Foto: MAC/Divulgação

Bilheteria

Ingressos: R$ 10 (inteira). Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia (R$ 5). Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta. Na quarta-feira, a entrada é gratuita para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *