Grupos se apresentarão no sábado (13). Foto: Prefeitura de SG/Divulgação

No próximo sábado (13), alunos do Espaço Municipal de Dança Cláudio Rodrigues de Mattos vão apresentar um vasto repertório de coreografias, no palco do Teatro Carequinha, que fica em Neves. A mostra de dança colocará em prática os trabalhos desenvolvidos com os bailarinos ao longo do último semestre, revelando a evolução de cada um deles durante esse período. O evento começará às 16h e tem classificação etária livre, sendo indicado para todas as idades.

O Espaço Municipal de Dança Cláudio Rodrigues de Mattos tem motivos para comemorar, e tem feito isso da melhor forma: nos palcos. Com a expressiva marca de 100 bailarinos matriculados, com alunos a partir de 3 anos de idade, a mostra de sábado (13) vai destacar o desenvolvimento de cada um no último semestre.

Para as apresentações, os alunos serão divididos em grupos, de acordo com a idade e o estilo da dança, e cada um desses coletivos apresentará duas coreografias, em média. O espaço municipal oferece formação em balé e em danças urbanas (ou street dance).

As performances foram desenvolvidas durante as aulas pelos professores de balé Gabriel Henrique e Thaís Machado; e o professor de danças urbanas Leonardo Mendes. O evento contará ainda com apresentação do Grand K Estúdio de Dança, grupo convidado da mostra.

“Temos alunos a partir dos 3 anos de idade e esse evento é muito importante, sobretudo para eles e para quem os acompanha, como pais e amigos, por exemplo. É um ciclo de trabalho que se fecha no semestre e destaca o desenvolvimento de cada aluno/bailarino. É muito gratificante vê-los crescendo e enxergando novos horizontes”, afirma a diretora do espaço, Cátia Fajardo.

O Teatro Carequinha fica na Rua Oliveira Botelho, s/nº, Neves, São Gonçalo. Ingressos populares a R$ 10.

O espaço

Muito além dos palcos e das paredes do centro de formação, o espaço de dança também contribui muito, e diariamente, com o desenvolvimento pessoal de muitos alunos, dando esperança a pessoas que nunca tiveram contato com a arte, possibilitando enxergarem novas formas de comportamento e de vida. “Trabalhamos a questão sociocultural, emocional, buscamos ajudar de verdade. Assim como fazer os alunos enxergarem a importância do comprometimento com a dança”, avalia Cátia Fajardo.

Atualmente, a escola atende a 120 alunos, entre crianças, adolescentes – alunos da rede pública de ensino – e alguns adultos. O espaço oferece aulas de balé, danças urbanas (street dance) e capoeira, e funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h.

Para aguçar ainda mais os instintos, os alunos participam de mostras semestrais, como a de sábado (13), e também se apresentam em eventos dentro e fora de São Gonçalo.

“É um trabalho muito importante, pois oferece novas opções para esses alunos. Muitos se interessam e passam, inclusive, a atuar no ciclo produtivo da dança e espetáculos em geral. É um projeto apoiado 100% pelo prefeito José Luiz Nanci que vem dando ótimos resultados, dentro do contexto sociocultural e profissional”, afirma o secretário de Turismo e Cultura de São Gonçalo, Carlos Ney Ribeiro.

O Espaço Municipal de Dança Cláudio Rodrigues de Mattos é gerido pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC), e Fundação de Artes de São Gonçalo (FASG), e fica na Estrada da Conceição 1.111, Porto do Rosa/Mutuaguaçu, São Gonçalo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *