Nos dias 19 e 20 de outubro, o Teatro da UFF recebe os espetáculos infantis Memórias de um pequeno grande príncipe e Era uma vez um tirano, respectivamente. Os espetáculos fazem parte da 11ª Mostra de Teatro Infantil de Niterói, realizada pela Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói – ATACEN, e foram selecionadas por meio de chamada pública.

Realizada no período de 12 a 27 de outubro de 2019, a Mostra é dividida em duas categorias: Mostra Palco e Mostra Alternativa, ocupando vários espaços da cidade de Niterói, incluindo o Teatro da UFF. Todas as apresentações são gratuitas.

Dia 19 de outubro de 2019 (sábado), às 16h

Memórias de um pequeno grande príncipe

A Artecorpo Teatro e Cia traz à cena uma livre adaptação do livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine Saint Exupèry. Nesta releitura, os atores pesquisaram as técnicas do teatro de animação para dar vida ao protagonista, um boneco articulado com 75 cm de altura. Ele surge a partir do instante em que um avião cai no deserto. O aviador é um homem sisudo, estressado, e era preciso um choque para organizar seus pensamentos. Com isso, sua memória traz à tona os personagens simbólicos de sua vida: a Rosa, simbolizando o amor e suas dificuldades de compreensão; a Serpente, a superioridade de um ser divino; a Raposa, a amizade, o cuidado, o carinho, que surge por meio de gestos, e não de palavras; o Guarda Chaves, o caos da população; e o próprio Pequeno Príncipe, o menino que havia dentro do aviador e que estava adormecido. Essa proposta torna a história uma análise psicológica da vida do aviador, passando por momentos amorosos, divinos, de compreensão de quem ele é, e para onde vai. Além desses personagens, o Pequeno Príncipe viaja “pelo universo”, na intenção de encontrar seu lugar. Esbarra, pelo caminho, com diversas criaturas que não lhe agradam. Estes personagens serão retratados através de três técnicas teatrais que se unificam para provocar surpresa, estranhamento e reflexão: a animação das malas, a sombra e as máscaras. 

Dia 20 de outubro de 2019 (domingo), às 16h

Era uma vez um Tirano

Em 2017, a peça Era uma vez um Tirano, de Ana Maria Machado, completou 35 anos de publicação sem nunca ter sido adaptada para teatro no Brasil. O clássico da literatura infanto-juvenil brasileira narra a história de um lugar feliz e colorido, não se sabe se aqui pertinho ou muito longe, cujo povo perde sua liberdade a partir do momento em que um ditador toma o poder. Após um longo tempo cinzento, caracterizado por mandos e desmandos por parte do Tirano, três crianças se conhecem e, com um arco-íris no bolso, uma canção no corpo e uma chuvarada de estrelas, resolvem contagiar a população na tentativa de pôr fim àquele tempo de tristeza.

Com adaptação de Vinicius Baião, a Cia Cerne apresenta a primeira montagem de Era uma vez um Tirano, no Brasil e pretende, além de homenagear sua autora, fomentar a discussão sobre as possibilidades de um fazer teatral direcionado a crianças e adolescentes que toque, de maneira lúdica, em questões sociopolíticas.

Serviço:
11ª Mostra de Teatro Infantil de Niterói

. Dia 19 de outubro de 2019 (sábado), às 16h
Memórias de um pequeno grande príncipe
Direção – Rachel Palmeirim
Com Alexandre Vollú, Cida Palmerim, Eliana Lugatti e Rachel Palmeirim
Teatro da UFF – Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói
Entrada Franca
Classificação etária: LIVRE
Duração do espetáculo: 55 minutos

. Dia 20 de outubro de 2019 (domingo), às 16h
Era uma vez um tirano
De Ana Maria Machado
Adaptação e Direção – Vinicius Baião
Com Cesário Candhí, Gabriela Estolano, Higor Nery, Juliana França, Leandro Fazolla e Mariana Amaral
Teatro da UFF – Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói
Entrada Franca
Classificação etária: LIVRE
Duração do espetáculo: 55 minutos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *