Política

Axel Grael é eleito prefeito de Niterói

Axel celebrou a vitória com o atual prefeito Rodrigo Neves e o vice Paulo Bagueira. Foto: Pedro Conforte

O candidato pelo PDT, Axel Grael, foi eleito prefeito de Niterói no primeiro turno e assume a cadeira mais importante da cidade a partir do dia 1º de janeiro. O pedetista teve 62,58% votos e acompanhou a votação junto com a família na casa do atual prefeito, Rodrigo Neves, seu cabo eleitoral.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, cerca de 99,91% dos votos já foram apurados até às 23h06. Isso significa que 1056 das 1057 seções já foram verificadas. Apesar de estreante como cabeça de chapa, o cenário que elegeu Grael quebra uma tradição de segundo turno na cidade.

Após o anuncio do resultado, Axel agradeceu ao povo.

“O que Niterói decidiu hoje foi continuar um projeto de cidade que vai nos levar a ser a melhor cidade para se viver e ser feliz. Estou muito feliz, queria agradecer demais a população. Nós vamos honrar esse voto de confiança que a população deu para que Niterói seja a cidade que a gente sempre sonhou”

Apesar de criticado pelos demais candidatos, Axel confirmou o favoritismo apresentado nas últimas pesquisas de intenções de voto na cidade, mostrando nas urnas o resultado.

Grael foi oficializado candidato a prefeito em agosto deste ano, quando foi escolhido para ser o próximo mandatário do Executivo. Ele terá como vice o atual presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo Bagueira (SDD).

"Nós passamos por várias dificuldades, como todas as cidades do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, mas nós superamos todas. Nós soubemos avançar e entender a população e o resultado está aí. Nós vamos continuar avançando muito mais. Niterói vai ser um exemplo para o nosso país", disse Bagueira.

Em segundo lugar nas eleições ficou o candidato Flávio Serafini (Psol) com 9,83% dos votos.

Votação

Axel Grael acompanhou a apuração com a família, além de amigos, como as secretárias Giovanna Victer, Dayse Monassa e o deputado Chico Dângelo (PDT) na casa do atual prefeito Rodrigo Neves (PDT). Por volta das 19h, apoiadores de Grael começaram a se reunir em frente ao prédio.

Às 20h30, horas antes da divulgação do resultado, o candidato a vice-prefeito Paulo Bagueira (Solidariedade) chegou com a esposa à casa do Rodrigo Neves. Na porta do prédio, ele disse estar agradecido pelos resultados prévios.

“A gente está muito agradecido pelos resultados, muito feliz pelo reconhecimento da cidade e vamos continuar avançando. A cidade deu uma demonstração de gestão pública, de compromisso com o cidadão e é isso que a gente vai tocar. A gente quer dar continuidade a esse governo que deu resultados positivos pro nosso município”, contou.

Quase 400 mil niteroienses estavam aptos para ir às urnas neste domingo (15) e escolher os próximos vereadores e prefeito da cidade, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As eleições de 2020 contaram com 733 candidatos disputando cargas na Câmara Municipal, além do posto mais importante do município: o Executivo.

Trajetória

Axel Grael acenou para às câmeras após votar no Instituto GayLussac. Foto: Marcelo Tavares

Com 62 anos, Axel Grael é engenheiro florestal, gestor público e ambientalista. O recém ex-secretário municipal de planejamento de Rodrigo Neves tem como candidato a vice o vereador Paulo Bagueira (SDD) na chapa majoritária, então presidente da Câmara de Vereadores.

No decorrer da trajetória, Grael liderou iniciativas em defesa da Baía de Guanabara e na campanha que resultou na criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Também já foi nomeado como presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Depois presidiu a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA) em duas gestões e foi subsecretário de Meio Ambiente do Estado do Rio. Axel é funcionário público de carreira, aprovado em concurso público para engenheiro florestal da Prefeitura do Rio de Janeiro.

De 2013 a junho de 2020, atuou na Prefeitura de Niterói como vice-prefeito (2013 a 2016), foi secretário Executivo e de Planejamento, participando ao lado do prefeito Rodrigo Neves, da captação de recursos, elaboração de projetos e implantação de ações nas diferentes áreas de atuação do município.

No terceiro setor, destaque para sua atuação no Projeto Grael, fundado em 1998. Desde então, mais de 17 mil jovens e crianças da rede pública de ensino tiveram iniciação esportiva por meio da vela e foram preparados para o mercado de trabalho.

Axel nasceu em São Paulo, mas possui raízes em Niterói. Casado com Christa Vogel Grael, é irmão dos medalhistas olímpicos Torben Grael e Lars Grael.

Cara a cara

https://youtu.be/tQzjzeZL5ng
Confira as perguntas dos leitores feitas pelo jornalista Flávio Oliveira

Com Amanda Ribeiro e Ezequiel Manhães.

Publicado às 22h56, atualizado às 01h06.

< Kalil sai na frente em Belo Horizonte Paes e Crivella se enfrentam pelo 2º turno no Rio <