Cidades

Niterói celebra a 15ª Parada do Orgulho LGBTI

Segundo os organizadores, cerca de 60 mil pessoas estão reunidas no evento. Foto: Ibici Silva

A Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, na  Zona Sul de Niterói foi dominada por diversas cores e mais brilho na tarde deste domingo (15). O local foi escolhido como concentração para a 15ª Parada do Orgulho LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais), organizada pelo Grupo Diversidade Niterói (GDN) e prevista para começar às 17h. 

Com muita alegria, uma verdadeira multidão já toma conta do espaço e promete pedir por mais respeito, amor e tolerância durante a caminhada que vai acontecer na principal via do bairro - a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres.  

Neste ano, o tema do evento é “Diversidade acima de tudo. Democracia acima de todos”. 

“É uma referência a necessidade de debater à diversidade e a democracia. Todos nós somos iguais perante a lei. A Parada em Niterói é uma manifestação pública cultural e política”, explicou Felipe Carvalho, organizador geral do evento. 

Desde às 13h, período em que o público se concentrou na Rua Miguel de Frias, em frente a Universidade Federal Fluminense (UFF) o clima já era de descontração. Pelo menos cinco trios elétricos já animam a festa com a execução de diversas músicas.  

Segundo os organizadores, cerca de 60 mil pessoas devem comparecer a grande festa, considerada pelos participantes como um verdadeiro ato político. A Polícia Militar, no entanto, ainda não divulgou uma estimativa oficial. 

A transexual Bruna Benevides, acaba de voltar de uma viagem em Washington, nos Estados Unidos, especialmente para participar do evento. Ela explicou que foi convidada pela comunidade LGBT internacional para analisar e apresentar dados sobre a atual situação das travestis e mulheres trans negras em terras americanas.

Bruna Benevides. Foto: Ibici Silva

“As pessoas estão muito preocupadas com o momento político que estamos vivendo no Brasil, especialmente com as pautas LGBTs. Nós vemos o retrocesso das pautas, o governo se omitindo de tocar no assunto. O aumento contra a população gay tem sido forte e fomos buscar formas de apoio junto ao Departamento de Estado Americano e outras instituições Governamentais e não Governamentais”, comentou Bruna - que atua como secretária de comunicação na Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT).

Benevides também aproveitou para celebrar a regulamentação do Conselho Nacional de Justiça, que em março do ano passado acatou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), para que as pessoas trans pudessem retificar o nome e gênero nos documentos de forma desburocratizada.

“Na semana passada 87 pessoas trans foram atendidas aqui em Niterói. Nem todas as pessoas têm o acesso aos cartórios e junto ao Coordenadoria de Defesa dos Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa da Secretaria Participação Social (Codir), Grupo Diversidade Niterói (GDN) e Grupo Transdiversidade Niterói (GTN) organizamos um mutirão para facilitar”, completou.

Alguns parlamentares também marcam presença no evento, como os deputados federais Talíria Petrone e David Mirand - ambos do PSOL; o deputado estadual Flávio Serafini (PSOL), além dos vereadores Paulo Eduardo Gomes (PSOL), Verônica Lima (PT) e Leonardo Giordano (PCdoB).

Serafini disse que Niterói mais uma vez demonstra um compromisso com a população LGBT.

“A gente vive em um cenário obscuro. Na semana passada, inclusive, a censura tentou impedir que diferentes formas de amor fossem vistas e reconhecidas. Nós não podemos aceitar que esse país continue praticando violência contra LGBTs. Não podemos permitir que o grito de ódio continue crescendo. Esse ato é fundamental e uma lição para toda a nação brasileira, no momento em que o fascismo e o autoritarismo impera”, declarou.

Conquista

Na última quinta-feira (12) a Câmara Municipal de Niterói aprovou o Projeto de Lei 229/2019, de autoria do vereador Leonardo Giordano (PCdoB), que renomeia o trevo entre a Rua Miguel de Frias e a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres para ‘Trevo da Democracia e da Diversidade’.

Para Giordano, a Casa Legislativa demonstra um compromisso com a democracia em um momento considerado por ele como de perseguições às minorias. “É bom para Niterói que esses dois bons valores, democracia e diversidade, sejam consagrados. A Parada deve ser valorizada, bem vista e reconhecida, pois essa população precisa de defesa dos seus direitos e merece o respeito de todas e todos nós”, finalizou.

Trânsito

A Niterói Transportes e Trânsito (Nittrans) preparou uma operação especial para a passeata. Inclusive, guardas municipais, agentes de trânsito e militares do programa Niterói Presente já atuam na região.

O trânsito na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, na Praia de Icaraí, será interditado das 17h às 22h, entre as ruas Álvares de Azevedo e Mariz e Barros, para a realização do desfile.

A Rua Miguel de Frias está interditada parcialmente no trecho entre a Rua Gavião Peixoto e a praia, das 13h às 17h.

Também permanece fechado o trânsito na Rua Tavares de Macedo, entre as ruas Álvares de Azevedo e Coronel Moreira César.

Outras cinco vias de Icaraí serão interditadas parcialmente durante a realização do evento, entre 17h e 22h, no trecho entre praia e Moreira César. São elas: Rua Presidente Backer; Rua Lopes Trovão; Rua Otávio Carneiro; Rua Belizário Augusto e Rua Oswaldo Cruz.

< Queda de balão causa incêndio de grandes proporções em Itacoatiara PM apreende drogas no “Minha Casa, Minha Vida” de Itaipuaçu <