Política

Número de eleitores cresce mais de 20% em Maricá

A maioria do eleitorado da cidade é composta por mulheres. Foto: Ibici Silva

Dados divulgados na última quarta-feira (5) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 147.918.483 eleitores brasileiros estão aptos a votar nas Eleições 2020. Em Maricá, o número de eleitores cresceu mais de 20% em relação às últimas eleições municipais, que aconteceram em 2016. Um dos dados que mais chama a atenção é de que o eleitorado da cidade é composto majoritariamente por mulheres.

Maricá foi o município que registrou a maior alta em comparação aos municípios vizinhos, crescendo de 101.196 eleitores para 121.577, uma alta de 20,14%. Desse aumento, quase cinco mil pessoas fizeram transferência de título de eleitor para cidade, o que representa 24,4%.

O número de eleitores idosos também teve aumento em relação ao último pleito para prefeito e vereador. Há quatro anos, o total era de 21.934 eleitores e agora são 27.911, uma alta de 27,2%. Já os eleitores jovens, com idade entre 16 e 17 anos, cresceram 7%, passando de 753 para 806.

Moradores recentes da cidade fizeram questão de mudar os seus títulos. É o caso do corretor de imóveis João Araujo, 59 anos.

"Antes votava em São Gonçalo, mas ano passado transferi meu título para Maricá, onde moro atualmente. O voto é algo muito importante, não adianta morar em uma cidade e votar em outra, pois não teremos o direito de cobrar as autoridades locais", explicou.

A maioria do eleitorado da cidade é formada por mulheres. São 64.969, o que representa 53,4%. Já os homens somam 56.558 eleitores, sendo aproximadamente 46,5 % do total.

As estatísticas fazem parte de um estudo divulgado com base em informações extraídas do Cadastro Eleitoral e analisadas pela área técnica nos últimos três meses.

Biometria

Diante das medidas sanitárias adotadas a partir da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19), a Justiça Eleitoral decidiu excluir o uso da biometria como meio de identificação nas eleições deste ano.

< Projeto proíbe corte de bolsas de estudo durante calamidade Governo quer reduzir gastos com aluguel de imóveis <