Cidades

Palácios do Rio abrirão as portas para visitação

Imagem ilustrativa da imagem Palácios do Rio abrirão as portas para visitação
Palácio das Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Foto: Pedro Conforte

Os palácios Guanabara e das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, serão abertos para visitação pública aos sábados. A novidade faz parte do programa Palácios do Povo, lançado na manhã desta segunda-feira (1º), e tem o objetivo de fomentar o turismo cultural.

O termo de cooperação entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Fecomércio RJ, que ganhará um escritório regional, foi assinado no Palácio Laranjeiras. O governador em exercício, Cláudio Castro, participou do lançamento com o ministro de Turismo, Gilson Machado Neto, e da Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.

De acordo com o ministro de Turismo, o Brasil perdeu 25% de empregos do setor turístico, mas "o país será o campeão no turismo pós pandemia, e o Rio de Janeiro uma referência".

"Vamos colocar o Rio de Janeiro na prateleira do Brasil e do mundo. Nada se compara ao nosso país, e a cada dia tenho mais certeza disso. O turismo cultural é importante, estamos passando por um momento de muita dificuldade, mas em comparação com os outros países, estamos bem melhores".

Gilson Machado Neto
Palácio, Governador, Governo, Laranjeiras, Rio de Janeiro, Governo do Estado
Termo de cooperação foi assinado na cerimônia. Foto: Pedro Conforte

O governador em exercício informou que a ideia é que esses locais quem abertos para visitação durante toda a semana.

"Neste primeiro momento apenas 80 pessoas poderão visitar o Palácio Laranjeiras e 220 o Palácio Guanabara, aos fins de semana. Mas a ideia é que em breve fique aberto ao povo durante toda a semana. Não podemos privar a população de conhecer esses locais ricos em história".

Cláudio Castro

Palácio das Laranjeiras

Construído entre 1909 e 1923, o Palácio Laranjeiras foi construído para servir de residência do empresário Eduardo Guinle. Por anos foi utilizado por presidentes da República e governadores para receber autoridades estrangeiras em visita ao Brasil. Em 1975 tornou-se residência oficial dos governadores do Rio.

Salão Luix XIV, Sala de Jantar, Fumoir, Biblioteca, Salão Império, Banheiro de Mármore e Chafariz das Ninfas são pontos que podem ser visitados pelo público.

Palácio Guanabara

O Palácio faz parte do patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro e do Brasil, e atualmente é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O Palácio foi construído em 1853 como residência familiar, e em 1960 tornou-se sede do Governo do Estado.

Os visitantes poderão conhecer o Salão nobre, Salão Verde, Sala Estácio de Sá, Jardim de Inverno, Jardins do Palácio, Chafariz de Netuno, Fonte dos passarinhos, Lago dos Deuphins e Sala Pé de Moleque.

Além do tour, o Palácio Guanabara também receberá todos os sábados uma apresentação musical e feira de agricultores familiares.

Para a estreia do programa, no próximo sábado (6), haverá um espaço de doação de animais de estimação e shows de cantoras em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

As inscrições para visitar os palácios precisam ser feitas através do site do Palácios do Povo, e as visitas guiadas são conduzidas por alunos e instrutores do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac RJ.

< Gêmeos estão entre os mortos de noite sangrenta em Maricá Aulas voltam para 70 mil alunos no estado do Rio <