sexta, 30 de julho de 2021

25 de maio, o Dia da Toalha – O que é e por que comemorar?

As dicas sobre a importância da toalha no Guia do Mochileiro das Galáxias. Arte: Divulgação

NÃO ENTRE EM PÂNICO! Talvez você tenha aberto o seu Facebook, Instagram e Twitter hoje e dado de cara com várias pessoas postando suas fotos com toalhas nas mãos, ou até mesmo esbarrado com alguém na rua segurando esse item que normalmente está recluso no banheiro das nossas casas. Mas calma, essa demonstração pública de toalhas é apenas uma comemoração dos nerds, mostrando seu orgulho de ser quem são, já que por anos foram taxados como esquisitões.

Por que dia 25 de maio é o ‘Dia da Toalha’?

Essa pergunta é a mais comum para qualquer pessoa que não esteja inserido no mundo nerd. A data foi escolhida para homenagear Douglas Adams, autor da série de livros ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’, que faleceu em 11 de maio de 2001. Com isso, um grupo de fãs decidiu comemorar o legado do autor duas semanas depois da sua morte (25 de maio), que coincidentemente é o mesmo dia em que Star Wars foi exibido nos cinemas em 1977. O nome da data se deve a importância que o autor do “Guia” dá a toalha, colocando-a como o item mais importante do universo:

“O Guia do Mochileiro das Galáxias faz algumas afirmações a respeito das toalhas. Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido ao seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kabrafoon; (…) você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.”

Dessa forma, a toalha, o número 42 e os dizeres “Não entre em pânico”, todos icônicos da obra de Adams, tomam as redes sociais em homenagem ao autor.

Com a fama e a adesão mundial da data, ela acabou sendo chamada também de “Dia Mundial do Orgulho Nerd”, mas tal título não é muito bem visto e nem utilizado entre os fãs de Douglas Adams, que acreditam que a alteração do nome corrompe a homenagem original que deveria ser feita ao autor, tornando-a abrangente demais.

A obra

O Guia do 25 de maio

Mochileiro das Galáxias acompanha Arthur Dent, um humano completamente normal, que é salvo por Ford Prefect, seu melhor amigo e E.T. disfarçado, antes do planeta Terra ser destruído para a construção de uma via intergaláctica. Com isso, a dupla cruza vários cantos do universo, em aventuras imensamente absurdas e cômicas. A trilogia de cinco — já que o projeto original eram apenas três livros, mas o autor estendeu para cinco — é repleta de humor ácido e críticas ao comportamento da sociedade, além de várias aleatoriedades absurdamente engraçadas.

Além dos livros, o Guia dos Mochileiro das Galáxias ganhou um filme lançado em 2015.

Jonny Salles é aficionado pelo mundo nerd, que acompanha, debate e vivencia, seja numa roda de amigos, ou em seu canal do Youtube Geek Barba.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');