Assustador

Apresentador do SBT descobre nódulo na tireoide ao vivo na TV

Especialista realizou exame durante o programa ‘Chega Mais’

Paulo Mathias se assustou após receber o diagnóstico
Paulo Mathias se assustou após receber o diagnóstico |  Foto: Reprodução/SBT

Um dos apresentadores do programa matinal “Chega Mais”, do SBT, Paulo Mathias, foi pego de surpresa na manhã desta sexta-feira (22), após descobrir um nódulo na tireoide, ao se voluntariar para fazer uma ultrassom durante o ao vivo do programa.

O jornalista não escondeu o espanto e o pânico ao receber o diagnóstico, mas ele foi tranquilizado pelo especialista convidado, Antônio Rahal. O tema câncer na tireoide foi abordado como pauta médica na edição desta sexta.

Leia+: Milton Neves tenta explicar post sobre 'morte de Faustão'

Leia+: Mãe e filho de Michael Jackson brigam pelo patrimônio do cantor

Leia+: Jojo Todynho dá tapa na cara de aluna durante briga na faculdade

Segundo o especialista, um dos procedimentos mais usados por profissionais, visando o diagnóstico do paciente, é realizar uma ultrassom no local, considerado relativamente simples e não invasivo. Para conseguir demonstrar o exame, Rahal levou o aparelho portátil e reproduziu a técnica aos telespectadores e aos apresentadores.

“Tudo começa com um exame muito simples, que é a ultrassonografia. O Paulo, por livre e espontânea pressão, vai fazer aqui, de verdade. É um exame de verdade, vai ter diagnóstico”, afirmou a também apresentadora, Regina Volpato, que também divide o espaço com Mathias e Michelle Barros. Então, o apresentador se acomodou no sofá e aplicou um gel no pescoço para melhor visualização da tireoide. O médico tranquilizou: "É um exame simples".

Enquanto Rahal examinava a glândula de Paulo, ele notou um cisto inesperado na região. “A tireoide parece uma borboleta, ela deita sobre a traqueia (…) Eu achei aqui um ‘nodulozinho’ nele, fica tranquilo, Paulo”, disse o especialista, confortando o jornalista.

“Ai, meu Deus do céu!”, disse Regina. “O Paulo está igual ao Chaves agora, tendo um piripaque”, comparou a cantora Luiza Martins, também convidada do programa. Antônio Rahal continuou sua análise sobre o nódulo encontrado: “Pelo o que a gente vê aqui, é um nódulo pequenininho. Vou até medir para poder te falar”.

“Qualquer coisa a agulha tá aqui, tá, doutor?”, brincou Volpato. Mathias, então, tentou descontrair um pouco. “Não tá não. Agulha em uma sexta-feira não vai rolar. Não, não, eu quero fazer um churrasco amanhã, doutor”, disparou.

“O pessoal quer que eu coloque a agulha no seu pescoço, hein?”, acrescentou o médico. Em seguida, ele explicou o diagnóstico. “Então, é um nódulo pequenininho. Ele é misto, sólido e cístico, é bem definido e com classificação T-RADS 3”, descreveu.

“Doutor, o que o senhor tá falando? Eu tô em pânico!”, confessou Paulo. “Doutor, só fala se tá tudo bem”, pediu Michelle Barros. “Fica tranquilo. A chance de que esse nódulo seja maligno é menor do que 5%”, assegurou Rahal. “É um nódulo com características muito sugestivas de benignidade. Não precisa nem puncionar o nódulo. Mas vale a pena fazer ultrassom uma vez por ano para acompanhar”, aconselhou o especialista.

< Pé-de-Meia: Lista de contemplados pelo benefício está disponível Enel não pode deixar cliente sem luz por mais de 4 horas em Niterói <