Entretenimento

'Arte da Rua' tem atrações em diversos bairros de Niterói

O show “Victor Sávios canta Tim Maia” acontece no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Foto: Divulgação

A programação de setembro do projeto Arte na Rua continua cheia de atrações especiais. No próximo sábado (7), João Torrado se apresenta na Feira da Casa do Artesão. Músico criado em Niterói, estreou no cenário musical nos anos 90, mesclando clássicos da MPB com música contemporânea brasileira.

No dia seguinte, têm apresentações de Dom Cataldi, no Horto do Fonseca. Mágico e ventríloquo, é famoso com o público infantil por suas apresentações repletas de momentos para as crianças interagirem. Acompanhado pelo boneco de ventriloquia Pepito, Cataldi carrega 5.000 apresentações em seu histórico.

Ainda no domingo outros dois eventos marcam o fim de semana. O músico niteroiense Guilherme Goulart se apresenta na Feira da Casa do Artesão. Ele traz um repertório abrangente, com músicas dos ritmos do samba, da MPB, da bossa nova, do pop, do rock e dos clássicos norte-americanos e italianos. Além disso, Goulart é fundador da roda de samba Escravos da Alegria.

Já no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, “Victor Sávios canta Tim Maia” fecha o final de semana. Com 16 anos de carreira, ele é cover de Tim Maia desde 2013. Além de seu trabalho como cover, Sávios já integrou o conjunto “COPA 7” por cinco anos. Não se limitando a apenas um gênero, o artista já passou como freelancer por orquestras, como a Guarani, Pingos e Gotas e Brasil Show.

Na terça-feira, dia 10, acontece a roda de conversa “Conhecimentos em Roda”, ministrada por Marcos Veríssimo. Tem a proposta de discutir a arte de rua, o hip-hop e suas potencialidades sociais e culturais. Ao final, haverá uma Batalha do Conhecimento entre MCs, na qual será campeão aquele que, segundo a plateia, melhor souber articular a arte de rimar no improviso (freestyle) com o conteúdo discutido na roda.

Na quarta, a roda de samba “Mironga” se apresenta no Trevo de Piratininga. Idealizada por Rodrigo Rios e Fabinho Freitas, ela reúne tradições da identidade negra, como o samba de roda baiano, de terreiro, partido alto, jongo e caxambu. Em seu repertório, as músicas juntam o ritmo quente e a integração das pessoas na roda com temas que falam sobre a ancestralidade negra e do axé. Composta por artistas que se inserem nessas diferentes tradições populares, a “Mironga” traz para o palco a presença, a palma da mão, o samba no pé, a saia rodada e o gingado do povo preto aliado à ancestralidade e espiritualidade.

SERVIÇO:
João Torrado
Data: 7 de setembro, sábado
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Feira da Casa do Artesão
Endereço: Praça Getúlio Vargas – Icaraí, Niterói

Victor Sávios canta Tim Maia
Data: 8 de setembro, domingo
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Campo de São Bento – Icaraí, Niterói

Dom Cataldi
Data: 8 de setembro, domingo
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói

Guilherme Goulart
Data: 8 de setembro, domingo
Horário: 14h
Entrada: Gratuita
Local: Feira da Casa do Artesão
Endereço: Orla de São Francisco – São Francisco, Niterói

Conhecimentos em Roda
Data: 10 de setembro, terça-feira
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Praça Zumbi dos Palmares
Endereço: Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n – São Domingos, Niterói

Mironga
Data: 11 de setembro, quarta-feira
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Trevo de Piratininga
Endereço: Rua Professor Ernãni Faria Alves – Piratininga, Niterói

< Flamengo trata jogo contra o Avaí como de risco Maia quer votar nesta semana projetos ambientais que tenham consenso <