terça, 20 de outubro de 2020

Arte e Saúde Mental: exposição de Rafael Matos é inaugurada em Niterói

Foto: Berg Silva/Ascom Niterói

O artista visual Rafael Matos está em cartaz na Sala de Cultura Leila Diniz, no Centro de Niterói, com sua primeira exposição de pinturas. A mostra “Janelas da Alma” traz 58 obras e é exemplo de como a arte pode superar desafios – paciente residente do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ), Rafael expressa seus sentimentos em forma de pintura como parte de seu tratamento psicossocial.

A mostra foi organizada através de uma parceria da Fundação Municipal de Saúde de Niterói e da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro. A abertura, na última quinta-feira (05), contou com a presença de amigos e pacientes da rede de Saúde Mental do município, além do secretário municipal das Culturas, Victor De Wolf, do chefe de Gabinete do prefeito, José Antônio Barroco, e do deputado estadual Waldeck Carneiro.

“Estou me sentindo amado e acolhido, na certeza de que podemos ser felizes onde estivermos”, comemorou Rafael. Ele revela que o artista mineiro Lydio Bandeira de Mello é uma de suas inspirações. “Desde os 16 anos, o Bandeira me ensinou a olhar para mim e pintar o mundo imaginário que existe dentro de nós”.

Segundo o curador da mostra, Marcos Murtha, terapeuta ocupacional do Núcleo de Atividade Coletiva (NAC) do HPJ, a obra de Rafael passou por várias etapas.

“Percebemos a evolução que vai desde obras mais escuras até as atuais, em que ele está usando cores mais vibrantes. Acaba sendo uma inspiração para outros usuários quando transmite seus ensinamentos, usando outros pacientes como modelos para seus quadros. Para seu tratamento, a arte é uma forma de libertação”, destaca.

O diretor do Hospital, Raldo Bonifácio, afirma que a exposição é a consagração da evolução de Rafael como artista, que começou no desenho.

“Rafael diz, com convicção, que a arte é a expressão do indizível ao advertir que a palavra enlouquece. Em um processo sofrido e de superação, ele toma a palavra e nos apresenta essa sua obra que sempre apoiamos que fosse desenvolvida dentro do hospital”.

Renata Palmier, gestora da Sala de Cultura Leila Diniz, ressaltou a importância da mostra.

“Cada exposição é como um filho que a nossa equipe da área de Comunicação e Produção Cultural abraça e não seria diferente com esse trabalho lindo do Rafael, que comprova que a arte é para todos”, afirmou.

A Sala de Cultura Leila Diniz fica na Rua Prof. Heitor Carrilho, nº 81, Centro de Niterói.

Serviço

Exposição: Janelas da Alma, de Rafael Matos
Visitação: Até 30 de março, de 2ª a 6ª, das 10h às 17h
Entrada franca
Classificação etária: Livre

Local: Sala de Cultura Leila Diniz
Rua Prof. Heitor Carrilho, nº 81, Centro de Niterói.
Telefone: (21) 2717-5299.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *