Entretenimento

'Arte na Rua' oferece oficinas e shows em Niterói

Oficina voltada para crianças ensina cultura popular brasileira. Foto: Escola Semente de Jurema/Divulgação

Dando continuidade à programação do projeto Arte na Rua, no dia 21 de junho, sexta-feira, Raphaello Mazzei se apresenta no trevo de Piratininga. E, no domingo, dia 23 de junho, acontecem duas atrações, em locais distintos: a oficina Ciranda do mar, no Horto do Fonseca; e o show do grupo Negros e Vozes, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.

O projeto, de responsabilidade da Secretaria de Cultura de Niterói, leva artistas de forma gratuita para se apresentarem em diversos pontos da cidade. A sequência desse ano teve início no dia 7 de junho e terá fim no dia 30 deste mês, no domingo.

Raphaello Mazzei, primeiro show da semana, se apresenta com as canções de seu primeiro álbum. Com participações como a de Arthur Maia, Black Alien e Claudio Zoli, “Equilíbrio Fundamental” traz em suas músicas a mistura do pop com a black music. Além de Mazzei, o fim de semana do Arte na Rua também é voltado para crianças.

A oficina Ciranda do mar, ministrada por Adriana de Holanda (mediadora), Joás Santos (luthier e percussionista) e Yure Santos (percussionista), foi organizada pela Escola Semente de Jurema. Foca no aprendizado das canções e histórias da cultura popular brasileira para crianças, por meio dos ritmos da ciranda, coco e maracatu e aborda, ainda, a temática do mar e da importância da preservação da natureza. Voltada para crianças a partir de 2 anos, o número máximo de participantes é 30.

Para fechar com chave de ouro o final de semana, o Arte na Rua traz o show do grupo Negros e Vozes. O quarteto é composto por Bira Barbosa, Anderson Silva, Leandro Justino, Negro Dinho. Os cantores são acompanhados por uma banda e, juntos, cantam músicas do folclore e canções nos dialetos africanos, negro spirituals, soul, samba, pop e black music.

Raphaello Mazzei

Cantor e compositor, Raphaello começou a estudar música ainda criança. Em 2009 foi convidado para ser vocalista da banda de pop e reggae Onda-R. Além da banda, Raphaello também já participou de projetos com Peter Goez (2010) e no OnLive (2011), que misturava música ao vivo com eletrônica, se apresentando em cidades brasileiras e no exterior, como Zurique e Paris. Hoje, investindo na carreira solo, Mazzei lançou o álbum ‘Equilíbrio Fundamental’, com canções pops marcadas por características da black music. Além disso, o álbum conta com a participação de grandes nomes da música brasileira, como Arthur Maia, Sandra de Sá, Black Alien e Tati Portela.

Ciranda do mar

Ministrada por Adriana de Holanda (Mediadora), Joás Santos (Luthier e percussionista), Yure Santos (Percussionista), a oficina fala sobre o aprendizado de histórias e cantigas da cultura popular brasileira para crianças. Por meio dos ritmos da ciranda, coco e maracatu, os pequenos aprendem um pouco sobre o mar e a preservação da natureza, especialmente da água, estabelecendo um elo entre a música e a educação ambiental. No primeiro momento, será realizada a contação de histórias com baile de abertura.

Em seguida, haverá a construção de instrumentos musicais reciclados a partir de materiais coletados no mar. Por fim, encerrando com uma grande ciranda de ritmos, a criançada poderá ter a sensação de pertencimento junto com seu instrumento na grande roda. Organizada pela Escola Semente de Jurema, que já recebeu os prêmios Ação Griô Nacional MinC, Prêmio Ponto de Leitura Secult Rj, Prêmio Culturas Populares MinC e Prêmio Mais Cultura na Escola MinC-MEC, se diz independente de culturas tradicionais e saúde.

Negros & Vozes

O quarteto nasceu há 14 anos, na comunidade da Grota do Surucucu, em São Francisco. Atualmente, boa parte do grupo trabalha como professor de música no espaço Cultural da Grota. Inspirados nos ritmos de grupos como Boyz II Men, Sampa Crew e Take 6, seu repertório gira em torno de ritmos do folclore e de canções africanas, negro spirituals, soul, samba, pop e black music.

As primeiras apresentações da carreira foram em festas de rua, clubes e em projetos culturais, como encontro de entidades negras e Shows beneficentes. Desde a sua Criação, o Grupo Vocal Negros e Vozes já abriu shows e dividiu palco com vários artistas consagrados, como Mc Léozinho, Gabriel o Pensador, MV Bill, Abdulla, Luiz Carlos da Villa, Grupo MPB 4, Banda Brazilians2Wins e Orquestra de Cordas da Grota.

< Alerj apura condições do saneamento básico em Niterói Sisu: candidatos aprovados na lista de espera são convocados <