sexta, 23 de outubro de 2020

Biblioteca Parque de Niterói exibe atividades virtuais

Serão conteúdos variados para entreter o público neste momento de quarentena. Foto: Divulgação

A Biblioteca Parque de Niterói continua, na segunda quinzena de maio, com novidades em suas programações virtuais para toda a família, que inclui o famoso projeto da argentina “Abre Mundos”, recomendações de livros, oficina de português, oficina ‘Somos árvores’, contação de história, indicação de Pod Cast, entre muitas outras atrações.

Em tempos de coronavírus e da necessidade de se fazer o isolamento social, os equipamentos culturais da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte, apresentam um projeto de programações on-line. Sempre com conteúdos variados para entreter o público neste momento de quarentena.

As programações, que seguem durante todo o mês de maio, podem ser acompanhadas pelas redes sociais do equipamento (facebook e instagram).

Confira a programação:

– Conecta Familia – Projeto Abre Mundos: Um belo projeto da Argentina, onde as artistas e educadoras irão contar histórias da tradição oral japonesa (O Caracol) e da Tradição Sufi (O Pássaro da Índia) e sugerir uma atividade para as crianças a partir do Guia de Atividades Abre Cuentos. Nesse momento de pandemia, este trabalho está sendo desenvolvido à distância em 18 escolas de toda a Argentina. Em tempos de isolamento social, refletir sobre o que é “estar livre/ estar preso” pode ser um excelente exercício. Data: 16 de maio, sábado, às 11h.

– Conecta Leitor – Assistindo Livros: Pensando em ajudar na quarentena, a equipe da biblioteca preparou algumas recomendações de adaptações de livros que há no acervo da BPN. O interessado pode conhecer essas histórias através de suas adaptações cinematográficas. Cada semana, será indicado um filme ou série para ver em família. Data: 19 de maio, terça-feira, às 15h.

– Conecta Oficina – Oficina de Portugues para refugiados: Todas as quintas, uma breve apresentação de uma das Oficinas que acontecem na BPN. Uma das mais queridas Oficinas da nossa Biblioteca, a Oficina de Português para Refugiados e Pessoas em Situação de Rua, sob responsabilidade da professora Marielle Barros, prepara uma surpresa para o público do Conecta BPN. Data: 21 de maio, quinta-feira, às 15h.

– Conecta Criança – Gato na Tuba com Tatu Canta Cá: A oficina de música brincante trabalha com a essência de musicalização infantil, por meio do corpo e de brincadeiras musicais. O grupo apresenta músicas populares e folclóricas que desenvolvem a linguagem, o ritmo e o senso melódico e harmônico. Data: 22 de maio, sexta-feira, às 15h.

– Conecta Família – Contação de História “Olele”: Mukanya (Fábio Mukanya Simões) é pai, pesquisador, arte-educador, músico multiinstrumentista autodidata, fabricante e restaurador de instrumentos étnicos africanos, escritor e contador de histórias. Escreveu o livro infantil Olelê – Uma antiga cantiga da África (Ed. Melhoramentos), contemplado com os selos: FNLIJ (2016) / Feira de Bolonha (2017) / PNLJ (2018). Atualmente desenvolve o projeto BrincandoBantu – programa de valorização da diversidade cultural na infância, com objetivo de aproximar a realidade do universo infantil brasileiro ao universo infantil das crianças africanas. As atividades são desenvolvidas através da prática de cantigas em línguas Bantus (Moçambique e Zimbábue) e também através da fabricação de brinquedos feitos de cabaça e outros materiais acessíveis na natureza dos povos dessa região da Afrika. Data: 23 de maio, sábado, às 11h.

– Conecta Leitor – Indicação de Pod Cast: Todas as terças e quartas, a equipe do acervo oferece conteúdo pensado especialmente para os nossos leitores. Indicaremos podcasts literários para distrair nossos leitores durante a quarentena. Data: 26 de maio, terça-feira, às 15h.

 Conecta Leitor- Conversa com o Pesquisador da História Fluminense: Com o “Conhecendo a Biblioteca”, convidamos os leitores a conhecerem mais a fundo os espaços, o acervo e os trabalhos desempenhados na BPN. Primeira de uma série de postagens dedicadas à sala História Fluminense, será uma breve apresentação do histórico, acervo e particularidades da sala. Responsável: Leandro Silveira. Data: 27 de maio, quarta-feira, às 15h.

– Conecta Oficinas – Nós somos árvores: As oficinas são indicadas a toda a família e visam a criação, através de atividades de ilustração (desenho e colagem) e de jogos com palavras, de livros personalizados sobre as famílias e suas histórias. Famílias entendidas em seu escopo mais alargado, sem distinções quanto a seu formato. Uma oficina que busca incluir e fomentar o trabalho de equipe em família e a aproximação do objeto livro. Com a Artista Gráfica e ilustradora Pala Delecave. Data: 28 de maio, quinta-feira, às 15h.

– Conecta Criança – percussão corporal: O músico e educador Felipe Ferreira usa a sua experiência de mais de 15 anos de palco e 5 anos como educador musical infantil para fazer o contato de crianças com métodos musicais práticos e criativos. Entre os métodos utilizados, o músico se vale de ‘O Passo’, de lucas Ciavata e ‘Método Prático Musical’, onde o fazer musical corporal é o foco para as crianças. Data: 29 de maio, sexta-feira, às 15h.

– Conecta Família – Folia de Reis com Jean Macalé: Com objetivo de fortalecer os movimentos culturais populares de raízes brasileira, Jean Macalé apresenta uma postagem sobre a “Folia de Reis”, uma festa folclórica católica, intimamente ligada à comemoração do Natal, onde os foliões celebram os Três Reis Magos e o nascimento do menino Jesus. Data: 30 de maio, sábado, às 11h.

Publicada às 13h58

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *