quinta, 01 de outubro de 2020

Bloco Loucos Pela Vida na preparação para o Carnaval de Niterói

Com 17 anos, a agremiação reúne usuários de todos os dispositivos da Saúde Mental, profissionais da área e a população de Niterói que queira participar. Foto: Divulgação

Com a proximidade do Carnaval, os blocos de rua se organizam para as festividades em Niterói. No início da semana, o Centro de Convivência e Cultura organizou seu intervalo musical no Quiosque da Magrinha, na praia de Charitas, como parte dos preparativos do desfile do bloco Loucos Pela Vida.

Com 17 anos, a agremiação reúne usuários de todos os dispositivos da Saúde Mental, profissionais da área e a população de Niterói que queira participar. Este ano, o desfile está marcado para o dia 13 de fevereiro (quinta-feira), às 15h, com concentração na estátua de Arariboia, no Centro.

O evento faz parte da agenda cultual do projeto Artes e Expressão a Vista do Centro de Convivência que oferece atividades culturais para pacientes psiquiátricos, na ajuda de seus tratamentos psicossociais.

Usuário do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba desde 1999, Ozimar Alves trabalha na cantina da Policlínica Regional Carlos Antônio, em São Lourenço, no projeto de empregabilidade do Centro de Convivência e sempre está integrado nas atividades de Carnaval, realizando fantasias e arriscando na composição.

“É importante ocupar a mente se não a pessoa fica em casa deprimida, ela tem que extravasar, faça sol ou faça chuva o carnaval é época para se alegrar sem confusão e violência e a gente aproveita para chamar atenção da sociedade sobre nossos tratamentos na Saúde Mental”, afirmou ele que tem 2 filhas e 2 netas e reside na Venda da Cruz.

Após as eliminatórias para escolha do samba em dezembro de 2019 com o enredo “Tempo – Minha Alucinação”, o samba vencedor foi cantado, assim como outros sambas concorrentes, sambas de outras edições do bloco e grandes clássicos do estilo.

A psicóloga Angela Carvalho do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Casa do Largo, junto com seu marido Miguel Fonseca, foi a vencedora pela 4ª vez e estava presente e radiante cantando seu samba ao microfone.

“Também temos que ressaltar o bloco irmão ao nosso que é o Loucura Suburbana do Rio de Janeiro que sai dia 20 de fevereiro, quinta pré-Carnaval, às 16h, no Engenho de Dentro, pelo Instituto Nise da Silveira”.

De acordo com Petrônio Ornellas, coordenador do Centro de Convivência, este ano a equipe da Saúde Mental pretende ir ao bloco com a intenção de nos próximos anos levar também os usuários de Niterói e também receber os usuários do RJ para o Loucos Pela Vida.

“A música é uma linguagem universal, aproveitamos do clima do Carnaval para apresentar o serviço da Saúde Mental para a população e inspirar um tratamento humanizado que leva os pacientes a se extravasarem com o uso da música”, ressalta Petrônio ao dizer que a musicoterapia está presente nos serviços da Saúde Mental.

Outra atividade artística que fortalece os tratamentos é a fotografia. Sobre o assunto estava presente Mariana Pêgas que organiza oficina de fotografia nas sexta-feiras para os usuários em parceria do Centro de Convivência com a Sociedade Fluminense de Fotografia.

“A turma recebe aulas de técnicas de fotografia profissional e de desenvolvimento artístico, com a pretensão de realizar uma exposição. A gente percebe o quanto isso melhora  no tratamento dos usuários, que ficam mais comunicativos e mais integrados. É um trabalho que me emociona muito”, afirmou.

Antes de desfilar, o bloco Loucos Pela Vida realiza ainda um ensaio na próxima terça (28), no bar Mãe D’Água, na Praça Cantareira, a partir das 15h30. Toda a população de Niterói e de todo o Rio de Janeiro está convidada para se juntar nessa celebração do respeito pela diferença e empatia com o outro.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *