Entretenimento

Com liberação total no Rio confira a pedida do final de semana

https://youtu.be/-13tmEhOXj8
Confira o roteiro para o final de semana

Mesmo com o mau tempo e previsão de chuva para domingo (8), as pistas com música ao vivo em bares e as boates retornam ao roteiro de diversão para curtir o final de semana, após o decreto de liberação dos espaços. Além disso, a permanência na areia da praia e montagem de barracas e cadeiras também já estão permitidas.

As novas liberações fazem parte do período conservador, do Plano de Retomada das Atividades Econômicas no município do Rio de Janeiro. De acordo com a prefeitura, entrar no período conservador só foi possível porque o número de registros confirmados do novo coronavírus e de casos confirmados entre os suspeitos, diminuiu.

O decreto que foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município na última terça-feira (3) libera a permanência de banhistas nas areias da praia, assim como a montagem de barracas e aluguel de cadeira e guarda-sol. Vendedores ambulantes também já podem voltar a vender bebidas alcoólicas.

Os restaurantes, bares e lanchonetes estão liberados para atender em esquema de seviço self-service. Para quem curte a noitada, boates e casas de shows estão liberadas, mas seguindo protocolos de segurança com espaçamento de 1,5 metro e 2/3 de capacidade de público. Além disso, o comércio não tem mais horário definido para fechar.

Para Tamila Nogueira, gerente de um restaurante no bairro de Botafogo, na zona sul carioca, a liberação vai ajudar no conforto dos clientes, pois muitos se sentiam constrangidos com a fiscalização da Vigilância Sanitária.

"Alguns queriam ficar até mais tarde mas não podiam, então sempre conversávamos. Agora que liberou, acho que eles vão ficar mais tranquilos e vão poder aproveitar mais"

Ar livre

Areias liberadas para banhistas no Rio. Foto: Pedro Conforte

Os esportes coletivos nas areias da praia, como altinha, vôlei e handbol já estão liberados e sem restrições de dias e horários. Os pontos turísticos da cidade estão abertos com redução da capacidade de público com uso de máscara e álcool em gel.

Nesta quinta-feira (5), em edição extra do Diário Oficial do Estado foi publicada a prorrogação de algumas medidas restritivas em prevenção contra a Covid-19. Os municípios que se encontram nas regiões sinalizadas com bandeiras amarela e verde, com riscos baixo e muito baixo de contaminação da doença, poderão implementar medidas de flexibilização, mas essas cidades devem adotar as devidas providências normativas e administrativas.

A nova determinação mantém a proibição de atividades com presença de público, com exceção das que seguem regulamentação específica e que evitem aglomeração. Os eventos culturais de entretenimento e lazer estão liberados em ambientes abertos e fechados com controle de público e lugares demarcados.

< Técnico da Seleção Italiana testa positivo para Covid-19 Fase inicial de obras do prédio do IACS da UFF entregue em dezembro <