quarta, 20 de janeiro de 2021

Comedy Con: festival de humor chega ao Rio em agosto

Evento acontece em agosto. Foto: Divulgação/Oseias Barbosa

O Rio de Janeiro recebe neste ano a Comedy Con Brasil, a primeira imersão cômica do mundo, prevista para acontecer nos dias 6, 7 e 8 de agosto na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

O evento terá horas de programação simultânea em todas as ramificações da comédia como seriado, programa de TV, circo, games e stand up.

O produtor André Binnios, um dos organizadores da Comedy Con, destaca o crescimento deste setor no país e acredita que o momento em que o evento vai acontecer será o mais apropriado.

“O boom na comédia e humor no Brasil já vem de alguns anos. A pandemia veio e deu uma parada em tudo, e o setor cultural foi o que mais sofreu. A Comedy Con vem no momento certo: pós-pandemia, na expectativa da vacina no início de 2021, e reativando a cena do humor e da comédia como um todo. E, claro, possibilitando a visibilidade do setor para o Rio de Janeiro e para todo o país com um evento nunca antes visto no mundo”, completa Binnios.

Alguns números mostram como o humor vem se solidificando no setor cultural brasileiro. Atualmente, segundo dados da Comedy Con Brasil em parceria com agentes e produtores artísticos, são cerca de 30 artistas em destaque no stand up do país, com uma média de até 50 shows por mês, tendo um público que varia de 200 a 1.000 pessoas por show.

Somado a toda cadeia produtiva do setor, que inclui empresários, agentes, produtores e fornecedores, o stand up comedy tem um faturamento anual no Brasil de cerca de R$ 180 milhões.

A Comedy Con não será palco apenas para comediantes consagrados, ela vai contar com programações de conteúdo didático e de formação para artistas iniciantes e o público em geral. Palcos para apresentação de humoristas iniciantes serão uma boa oportunidade de descoberta de novos talentos.

A diversidade também estará presente com programações inclusivas e democráticas, dentre elas: Mulheres na Comédia; Comediantes Negros, Comediantes deficientes e acessibilidade aos espaços e conteúdo.

“No aspecto econômico, destaca-se o papel que a Comedy Con passará a ter no calendário da cidade. Ele será motivo de fluxo de pessoas, do Brasil e do exterior, e recursos no período antecessor e posterior, aquecendo o turismo e beneficiando toda uma cadeia com hospedagens, restaurantes, shoppings e diversos serviços de entretenimento, por exemplo”, diz Rhodrigo Ribeiro, produtor cultural e criador do evento.

Tom Cavalcante é presença confirmada. Foto: Redes Sociais

Até o momento, já são mais de 70 comediantes brasileiros confirmados e 12 internacionais. Paulinho Serra, que também é um dos organizadores da Comedy, Tom Cavalcante, Murilo Couto, Marcos Castro, Suzy Brasil, Arianna Nutt, Maurício Meirelles, Rossicléa e Rafael Cortez, são alguns nomes que integram o elenco.

O evento também terá um viés social representado pela parceria com a Junior Achievement (JA), organização global sem fins lucrativos. A JA irá programar painéis temáticos mesclando a educação e o humor de forma séria e profissional e criará uma ativação tendo como referência a busca por soluções, ideias e empreendedorismo dentro do contexto da cultura. Além disso, vai estimular a visita de estudantes da rede pública de ensino e de comunidades onde atua e utilizar banco de talentos para contratação de equipes de recepção, atendimento, operacional e produtores para atuarem no evento.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *