quinta, 26 de novembro de 2020

Criador de Mafalda morre aos 88 anos

Personagem completou 56 anos essa semana. Foto: Tania Rego / EBC

O cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, criador da personagem Mafalda das histórias em quadrinhos, morreu nesta quarta-feira (30), aos 88 anos, em Mendoza, na Argentina.

A informação foi divulgada pelo editor Daniel Divinsky nas redes sociais. Quino sofreu um acidente vascular cerebral e, apesar de os médicos terem conseguido estabilizá-lo, o estado de saúde era delicado.

Quino foi o criador da Mafalda, personagem famosa no mundo dos quadrinhos por abordar problemas sociais. Ela completou 56 anos na última segunda-feira (29). Seus livros foram trazidos para mais de 30 idiomas.

A personagem teve o nome inspirado pela novela Dar la cara, de David Viñas e foi criada em 1962 para um cartoon de propaganda que deveria ser publicado no diário Clarín. No entanto, Clarín rompeu o contrato e a campanha foi cancelada.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *