Entretenimento

Deputado Anderson Moraes (PSL) acusa Lumena de racismo contra brancos

Imagem ilustrativa da imagem Deputado Anderson Moraes (PSL) acusa Lumena de racismo contra brancos
Segundo o deputado Anderson Moraes (PSL), houve afirmações de caráter preconceituoso por parte de Lumena contra outra participante no BBB. Fotos: Rede Social

No Rio, a Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) recebeu, nesta terça (9), notícia-crime do deputado estadual Anderson Moraes (PSL) solicitando que a especializada abra um inquérito contra a participante do Big Brother Brasil, a psicóloga Lumena Aleluia.

Entre as providências para apurar a prática de racismo, o parlamentar pede ainda a expulsão da participante do reality exibido pela Rede Globo.

Segundo Moraes, houve afirmações de caráter preconceituoso por parte de Lumena, em relação à raça e a cor de pele da atriz Carla Diaz, também integrante do programa.

O diálogo considerado problemático foi feito entre a psicóloga e a cantora Karol Conká no último sábado (6) após a Prova do Anjo.

"Lumena diz não gostar da colega Carla Diaz por ela ser 'sem melanina e desbotada', em clara alusão à cor de pela mais clara que a sua, característica própria da raça de Carla, branca", queixa-se o deputado.

Ele continua a acusação ao afirmar que a psicóloga criticou a aparência da adversária no jogo, desta vez por ter Carla, segundo Lumena, "um olho estranho".

"E conclui o escárnio em relação às características físicas, aparentemente também associadas a raça de Carla, diversa de Lumena, dizendo 'ter medo', pois seriam olhos 'meio assim… de boneca assassina'", justifica o deputado.

O parlamentar disse à Polícia Civil que Karol Conká, na condição de interlocutora de Lumena, 'parece concordar com tal postura preconceituosa, dando, inclusive, gargalhadas ao ouvir os termos pejorativos usados por Lumena'.

De acordo com Anderson, o fato parece se tratar, segundo ele, de 'um claro caso de racismo, preconceito racista por parte de duas jovens negras contra as pessoas brancas em geral'.

Na queixa-crime, o deputado solicita, ainda, a oitiva dos envolvidos; o acesso à gravação integral do incidente; diligências junto à TV Globo, com fins de identificação, qualificação e localização dos envolvidos.

A Polícia Civil ainda não se pronunciou sobre o andamento da denúncia.

https://twitter.com/carladcentral/status/1358175344797319171

< Horta Comunitária é inaugurada no Fonseca Conhecimento é poder <