Entretenimento

Deu match?! Netflix estreia realities sobre escolhas além das aparências

A Netflix continua a investir pesado em seus realities shows e a prova disso é a quantidade de programas nesse estilo que tem entrado no catálogo do streaming. Dois desses realities, com temática amorosa, estrearam nesta quarta-feira (21) e prometem levar o espectador a reflexão, além de divertir bastante, é claro!

https://www.youtube.com/watch?v=bi4uVGDPORA

O primeiro deles é o Brincando com Fogo Brasil, um programa em que 5 homens e 5 mulheres extremamente sensuais são colocados em uma ilha e por 24 horas podem fazer o que quiserem, mas depois disso estão proibidos de praticar qualquer atitude sexual, inclusive beijos. A penalidade para cada infração é a redução do prêmio de R$500 mil, que seria dividido entre todos os participantes ao final do programa. O objetivo do reality é fazer com que todos os solteirões, que tem um péssimo histórico de namoros, irem além da relação carnal, valorizando os sentimentos e a intimidade à dois. Apesar dos corpos esculturais já serem um ótimo atrativo, a versão brasileira traz os hilários comentários da comediante Bruna Louise, que faz referências a vários outros realities e memes da internet.

https://www.youtube.com/watch?v=XDVK-zL2Iho

Sexy Beasts

Outro que também estreou foi Sexy Beasts ("Feras Sensuais" em livre tradução), que traz uma proposta um tanto diferenciada de encontros. Nele, um casal sai para um encontro tradicional, seja restaurante, passeio no parque, boliche, etc, porém os dois estão completamente fantasiados, sem revelar nada além dos olhos da aparência. O programa tem criado uma certa polêmica, isso porque a comunidade furry, pessoas que se vestem de animais humanizados e são atraídos somente por outras que utilizam as mesmas roupas, está se sentindo ridicularizada pelas atitudes dos participantes do programa.

Mesmo com a proposta inicial de entreter o espectador, esses programas acabam atingindo uma camada mais profunda ao abordar a superficialidade das relações amorosas. Afinal, com a facilidade de encontrar pessoas para se relacionar e depois bloqueá-las através dos aplicativos, a sociedade tem 'desgastado o amor', rompendo qualquer laço com a pessoa no primeiro imprevisto ou simplesmente por não ter a 'aparência perfeita', sem segundas chances, já que há uma infinidade de outras opções a um deslize de distância. Tal fenômeno é amplamente destrinchado no livro Amor Líquido, de Zygmunt Bauman, que já em 2003, quando sequer havia esses aplicativos de encontros, previa a fragilidade dos relacionamentos.

Dessa forma, tais realities acabam cumprindo a sua tarefa de representar a realidade, nesse caso a superficialidade amorosa, e busca mudar isso de uma forma diferenciada e divertida. Quem sabe, esses programas de entretenimento consigam fazer com que a gente reflita um pouco antes de jogar alguém para direita ou esquerda na fria tela de um smartphone e leve mais em consideração que existe uma pessoa, com suas complexidades, defeitos e qualidades por trás daquela foto, seja ela perfeita, editada e filtrada, ou não.

Jonny Sales é aficionado pelo mundo nerd, que acompanha, debate e vivencia, seja numa roda de amigos, ou em suas redes sociais.

< Criança passa cinco anos sendo estuprada pelo próprio pai em Rio Bonito Preso com drogas na RJ-106, em Ponta Negra <