segunda, 18 de janeiro de 2021

Edição especial da Mostra Nacional de Teatro em Niterói

Peças serão gravadas no palco do Teatro Popular. Foto: Divulgação

De 17 a 23 de dezembro, a cidade de Niterói receberá o “13º Niterói em Cena – Mostra Nacional de Teatro” que, devido à pandemia, consistirá em uma edição especial com peças online de todo o Brasil, além de apresentações presenciais no Teatro Popular Oscar Niemeyer.

Esta edição homenageia à atriz, diretora e professora Erika Ferreira, artista de grande importância para a cidade e para o festival, vitimada pela Covid-19, em março deste ano. Serão três mostras de espetáculo (Mostra Teatro em Casa, Mostra Niterói e Mostra Palco), além de debates, após as peças, e uma mesa de conversa.

A ‘Mostra Teatro em Casa’ contara com apresentações de oito peças online, exibidas ao vivo através do canal do Youtube do Niterói em Cena e na plataforma Zoom para aqueles que quiserem participar dos debates após os espetáculos. Na ‘Mostra Niterói’, serão quatro peças de diferentes grupos teatrais da cidade, gravadas no palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer, disponibilizadas ao público nas redes sociais e site do Festival.

Já a ‘Mostra Palco’ acompanhará o processo de retomada do teatro, com dois espetáculos presenciais no Teatro Popular Oscar Niemeyer, nos dias 22 e 23 de dezembro. O Teatro terá a sua capacidade reduzida, seguindo todos os protocolos de segurança, e os ingressos poderão ser comprados somente online, por meio do site de vendas da Sympla.

Finalmente, a mesa de conversa promoverá uma reflexão acerca da relevância do Teatro Experimental do Negro, com a mediação do Agitador Cultural e Professor João Luiz de Souza (João do Corujão), além da presença ilustre da Professora e Antropóloga Elisa Larkin e da atriz e ativista Ilea Ferraz.

Neste ano, apesar da situação de pandemia e do prazo curto de apenas uma semana para inscrições, o Niterói em Cena recebeu 266 projetos de inúmeras cidades brasileiras e do exterior. Trata-se de um sopro de esperança e alívio diante da reconfortante evidência de que a Arte Teatral sempre se reinventa e sobrevive, ainda que em cenários desafiadores.

Criado em 2008 pelo produtor cultural Fabio Fortes, o tradicional Niterói em Cena já reuniu inúmeros artistas e grupos de todo o país, apresentando sempre um importante panorama teatral. Desta vez, não será diferente e Niterói se tornará a capital nacional do teatro entre os dias 17 e 23 de dezembro. Peças, debates e rodas de conversa, em uma programação inteiramente gratuita.

As peças que não têm a classificação indicativa assinalada são livres. Para assistir às atividades por zoom, basta entrar no site e fazer a inscrição. Programação completa no link.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *