quinta, 01 de outubro de 2020

Ella Fernandes: de São Gonçalo para o mundo

Ella cresceu no bairro da Brasilândia, em São Gonçalo. Foto: Plantão Enfoco

Cantora, atriz e poetisa. Ser uma artista plural é a característica principal de Gabriella do Nascimento Fernandes, a ‘Ella Fernandes’. Aos 26 anos, a gonçalense deu vida à personagem Taiane, na novela Bom Sucesso, exibida pela Rede Globo.

Nascida e criada no bairro da Brasilândia, em São Gonçalo, Ella garantiu o papel no folhetim com a viralização de uma de suas poesias nas redes sociais. Interpretando uma slammer (intérprete de poesia marginal) na novela, a artista conta que a personagem tem muito a ver com sua personalidade.

“A Taiane é ousada, tem uma atitude forte. Somos bem parecidas, porque eu tive que aprender a ser assim. Eu precisei ter coragem para buscar meu sonho fora da cidade. Infelizmente a juventude de São Gonçalo não tem acesso a essa troca. Eu literalmente saí da minha zona de conforto para fazer o que eu sempre quis”, contou.

A luta pelo sonho, no entanto, não foi fácil. Tanto que, de carreira, ela possui pouco mais de um ano. Somente em 2018, a Gabriella do Nascimento deixou o prefixo do nome para trás e assumiu a persona Ella, que como a própria artista costuma dizer: “é a voz do feminino”.

“Ella diz sobre tudo o que envolve o feminino. Ella pode ser ela, pode ser aquela. Pode ser qualquer uma. Cantora, atriz, fazer poesias. Foi uma virada de chave na minha vida. A Gabi ficou no íntimo”.

Antes disso, a gonçalense que é mãe de um menino de três anos precisou trabalhar durante dois anos na área administrativa. Escolher entre o emprego formal e a arte não foi tão simples. Mas foi em uma lista de promessas de Ano Novo, em 2018, que um dos objetivos foi alcançado: voltar a cantar.

Do figurino às telas

Entre roupas e conceitos, a abertura para o mundo artístico foi pela fresta de um armário. Formada em Figurino pela ONG Spectaculu, na Zona Portuária do Rio, Ella saiu dos bastidores de uma série direto para a criação de personalidade do elenco do filme ‘Medida Provisória’.

A obra dirigida por Lázaro Ramos tem estreia mundial marcada no Festival SXSW (South By Southwest) 2020, entre os dias 13 e 22 de março, no estado do Texas, nos Estados Unidos. Ella integrou a equipe do figurinista Alex Brollo, que tem o elenco e a equipe majoritariamente negros.

80 tiros

A artista de São Gonçalo viralizou nas redes sociais após compor e gravar a performance de uma poesia, intitulada ’80 tiros’, referente ao assassinato do músico Evaldo Rosa dos Santos, que teve o carro alvejado por militares do Exército, no dia 7 de abril do ano passado, em Guadalupe, na Zona Oeste do Rio.

A obra é uma versão da clássica ‘Cálice’, de Chico Buarque. O vídeo, publicado dois dias após o crime, se tornou viral em poucas horas nas redes sociais. A poesia chegou até o criador original da canção, que também compartilhou o registro nas suas próprias redes.

Pai, afasta de mim essas balas / Pai, afasta de mim o perigo / Pai, afasta dos meus, ser o alvo / Pai, além de derramar nosso sangue.

Ella Fernandes – 80 Tiros
(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

7 thoughts on “Ella Fernandes: de São Gonçalo para o mundo

  1. Eu conheço a Ella, minha amiga, acompanho a história della faz muito tempo e fico muito feliz por minha cidade, que tanto amo, embora esquecida pelos governantes, está sendo bem representada pela Ella Fernandes. Ella leva o orgulho de ser de São Gonçalo, Ella é magnífica. É muito bom o mundo esteja conhecendo essa mulher.

  2. Fico muito feliz de ver ela cursando o caminho de seus sonhos !
    Lembro exatamente do dia em que a recepcionista do prédio onde ficava a empresa que trabalhamos ter me interfonado me pedindonora descer e receber uma pessoa. Gabriella se apresentou e disse que estava em busca de uma oportunidade de emprego, e eu expliquei que não era do RH, mas havia gostado DELA, e que iria fazer o CV dela chegar na mão certa ! Levei ele até a Supervisora do RH e disse: recebi essa menina, que teve a cara e coragem de pedir nos uma oportunidade e pelo pouco que vi dela, tenho certeza de que sera uma otima oportunidade pra nós, sera um acerto na contratação! E assim foi, ela foi chamada e contratada ! Parabéns gata !!!!

  3. Haaa minha amiga da época de escola,como sou Feliz por te vê crescer,vc merece o melhor…Vooa vc vai longe

  4. É divina esta mulher. Brilhante em tudo que faz tem por obrigação manter-se este canal direto entre a arte e o homem. Pouco se vê, talento revelado em tantas formas. Emocionante, ouvir, assistir, ver Ella em ação artística. Nova estrela cintila.

  5. Com muito orgulho e satisfação vejo minha sobrinha com tanta garra e vontade de vencer, alcançando seus objetivos. Voe alto linda, o mundo é seu!!

  6. Por mais Ellas na mídia. É dessa exuberância e autenticidade que a gente precisa, se apresentando e representando! Voa, garota! É tudo nosso!

  7. Falar da Ella é muito fácil , e ao mesmo tempo muito difícil por ser pai , mais acredito e muito no talento da minha filha como sempre falo para Ella, sou seu fã numero 1, te amo filha segue o que Deus te deu que é o talento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *