terça, 27 de outubro de 2020

Espetáculo infantil “Abrigo” chega ao Carlos Magno, em Niterói

ABRIGO é uma peça infantil com sessenta minutos de duração, de censura livre. Foto: Luan Citele

No subúrbio de uma cidade grande brasileira, uma família é desapropriada de sua casa para a construção de uma obra pública. Sem dinheiro e sem rumo, vagam pelas ruas em busca de abrigo, até que resolvem retornar às ruínas do lugar que um dia foi sua morada, fazendo reviver os seus sonhos. 

ABRIGO é uma peça infantil com sessenta minutos de duração, de censura livre, que através do teatro gestual e da música explora temáticas político-sociais, transitando entre cotidianos dos centros e periferias das grandes cidades.

Narrado segundo o olhar de uma criança, o espetáculo não utiliza palavras do português, mas trabalha com o “gromelô”, uma espécie de idioma criado que, para ser compreendido, precisa do apoio gestual, sonoro e imagético da cena. 

“Apesar de sua temática pertencer ao âmbito do chamado ‘universo adulto’, buscamos trabalhar, a partir de pesquisas,  leitura e entrevistas, sob uma perspectiva da criança, o que acaba transformando as situações mais adversas e dramáticas em suporte para o jogo, a brincadeira e a poesia, sem banalizar o seu real impacto social”, afirma o diretor-geral Reinaldo Dutra. 

Este espetáculo foi selecionado na Chamada Pública para Teatro Infantil em novos espaços cênicos da Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e Fundação de Arte de Niterói.

Sinopse para Tijolinho

Uma família é desapropriada para a construção de uma obra pública. Depois de vagarem sem rumo pela cidade, decidem retornar à sua antiga morada e reviver seus sonhos.

Este espetáculo foi selecionado na Chamada Pública para Teatro Infantil em novos espaços cênicos da Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e Fundação de Arte de Niterói.

Sobre o Grupo

O Veredas Coletivo Teatral surgiu do desejo de um grupo de estudantes de teatro em processo de profissionalização de investigar as potencialidades do teatro gestual, da pantomima e da mímica, além dos atravessamentos com a dança contemporânea, na realização de uma cena teatral composta coletivamente.

Essa investigação vem acompanhada de um desejo de reflexão sobre as questões sócio-culturais e históricas acerca da formação do povo brasileiro. ABRIGO é a estreia do grupo, que teve sua primeira versão no formato de cena curta, tendo obtido êxito pelos festivais por onde passou.

SERVIÇO

Abrigo

Data: 29 de fevereiro a 26 de março (sábados)

Horário: 10h

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (Campo de São Bento) – Icaraí, Niterói

Classificação: Livre

Ingressos: GRÁTIS

Ficha Técnica

Direção Geral  – Reinaldo Dutra

Direção Musical – Sandro Toledo

Elenco – Aman Moraes, Bernardo Marques, Bia Ribeiro, Emiliano Fischer, Marcela Almeida e Sandro Toledo.

Dramaturgia – Criação Coletiva

Fotografia – Luan Citele

Programação Visual – Bia Ribeiro 

Direção de produção – Bia Ribeiro, Emiliano Fischer e Reinaldo Dutra

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *