Entretenimento

Espetáculo “Tangos hermanos” no Teatro da UFF

Com mais de 20 anos de carreira, o trio LiberTango traz ao Teatro da UFF, nos dias 5 e 6 de outubro, o seu novo espetáculo “Tangos hermanos”, às 20h.  Formado pela pianista argentina, radicada no Brasil, Estela Caldi, e dois dos seus filhos, Alexandre Caldi (sopros) e Marcelo Caldi (acordeom), o trio é conhecido por apresentar uma liberdade criativa, em reverência à obra de Piazzolla, mas se permitindo cada vez mais avançar numa proposta contemporânea, abrindo fronteiras rumo a uma linguagem universal do tango, em seu diálogo com a música clássica.

Nascido e consagrado na Argentina, o tango ganhou o mundo com a dança e também a partir da obra de Piazzolla, que inseriu o gênero nas mais respeitadas salas de concerto. No Brasil ainda há quem se lembre dos sucessos de Carlos Gardel, entre os anos 1920 e 1940. Com este novo trabalho, o LiberTango reafirma a extraordinária força do ritmo latino e o insere definitivamente na agenda musical brasileira do século XXI.

As celebrações em torno dos 150 anos de nascimento de Ernesto Nazareth em 2013 foram uma das razões que levaram o trio a assumir as raízes do chamado tango brasileiro. O resultado dessa nova fase está em peças que trazem releituras tangueadas do compositor, como Encantada, Tenebroso, Nove de julho e Plangente.

Estela Caldi acredita que o caminho da família, de agora em diante, é o de aprofundar a pesquisa em outros autores brasileiros, mas sem deixar para trás os geniais compositores de sua terra natal. Prova disso está em Bandoneon, em que Marcelo Caldi transpõe para a sanfona as minúcias e sonoridades semelhantes à versão original do bandoneon de Astor Piazzolla.

< Homem é morto a tiros em Maricá Bolsonaro tem progressão dos movimentos intestinais, diz boletim <