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Esporte e tecnologia: a combinação perfeita para grandes resultados

As empresas de artigos esportivos utilizam cada vez mais a tecnologia para melhorar o desempenho dos atletas. Seja para aumentar velocidade, reduzir impactos ou estimular o suor, existem diversas inovações tecnológicas que foram desenvolvidas especialmente para este nicho.

Nos últimos anos, a Nike, por exemplo, foca em maximizar a velocidade dos atletas realizando testes com os mais rápidos do mundo em túneis de vento. Com isso é possível baixar o tempo em até 0.023 segundos numa corrida de 100 metros. No quesito aerodinâmico, assim como as covinhas das bolinhas de golfe são projetadas para aumentar a velocidade e distância durante a tacada, a empresa usa ideia similar para ajudar a reduzir o arrasto dinâmico dos atletas.

Já a Adidas lançou um chip acoplado na chuteira que monitora o desempenho do jogador. Ou seja, é possível identificar os momentos que seu corpo ficou inerte ou em constante movimento, o que facilita o preparo técnico de novos treinos e rotinas.

Outras invenções podem até prever possíveis impactos antes mesmo de eles acontecerem. E isso é muito importante principalmente por um fator comum entre os atletas: as lesões durante o excesso de treinamento. Que o digam as análises bioquímicas, extremamente aliadas com a tecnologia, que estão aí para comprovar e auxiliar nestes casos.

Outra marca conhecida pelos atelas é a Asics, que cria e atualiza tecnologias de acordo com pesquisas em prol dos seus atletas. Em seus calçados são encontrados sistemas de amortecimento, recursos anti-pronação (cuja pisada tem início do lado externo do calcanhar) e solas com borracha Wet Grip.

Além disso, a empresa utiliza o recurso de ‘Hydrology’ (Hidrologia) em seus tecidos. Desta forma, facilita e torna mais rápida a evaporação do suor. Os tecidos Hydrology são desenvolvidos para proporcionar maior ventilação e circulação do ar pelas partes mais quentes do corpo e proteção UV entre 15 a 40 UPF.

A Nike também acaba de estrear a linha Nike Zoom Superfly R4 e Nike Zoom Victory Elite. A primeira possui travas (oito no total) em formato de espinhos que aumentam a tração e o contato com o chão. Já a segunda é destinada a provas de corrida de 1.500 metros e conta com camadas de carbono para deixar a pisada mais leve.

E até as cores sofrem influencias tecnológicas. De acordo com uma pesquisa feita pelo Departamento de Psicologia do Esporte da Universidade de Münster, na Alemanha, o uso de roupas na cor vermelha aumenta as chances de vencer uma disputa. Segundo cientistas, as cores são interpretações do nosso cérebro, que reúne informações das frequências de ondas recebidas e os dados guardados na nossa memória.  A cor vermelha envia estímulos ao cérebro que reage intensificando o poder de percepção e causando certa inibição nos adversários.

Fonte: Tec Digital

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