quarta, 21 de outubro de 2020

Exposição e palestras celebram Dia Internacional da Mulher em SG

Uma série de eventos celebram o Dia Internacional da Mulher. Foto: Divulgação/Câmara

A Câmara Municipal de São Gonçalo, por meio do Centro Cultural George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha, vai realizar a partir desta terça-feira (3), uma série de eventos para celebrar o Dia Internacional da Mulher. A abertura será com a exposição “Mulheres de Ouro sob a Ótica Gonçalense”, da artista plástica Layla Werneck, às 16h.

De acordo com a diretora do centro cultural, Lúcia Rodrigues, a exposição vai homenagear as mulheres e abrir espaço para uma artista gonçalense.

“Estamos muito felizes com essa exposição que, além de ser feita por uma mulher, as obras retratam mulheres. Ainda é feita por uma artista gonçalense. Mais uma vez conseguimos dar espaço para uma artista local”, explicou a diretora.

Para o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, o vereador Diney Marins, a data marca a luta por igualdade de direitos.

“Durante muito tempo, e ainda hoje, mulheres se mobilizam para terem os mesmos direitos dos homens, de trabalhar e serem remuneradas de forma igualitária. Tivemos conquistas, mas precisamos muito mais”, disse o presidente.

Exposição

O objetivo desse conjunto de pinturas é unir a figura feminina com a representação do elemento ouro – que nas tradições gregas evoca o sol e a sua simbologia relacionada à riqueza, à fecundidade, à dominação, e ao calor, ao amor e ao dom. Com isso, expor a força e a resistência da mulher brasileira, e em especial, a gonçalense.

As obras são compostas de imagens de mulheres com diferentes traços, buscando retratar a mistura étnica que aqui existe e suas diferentes lutas históricas e sociais. Layla Werneck é uma artista autodidata gonçalense, residente do Complexo do Salgueiro, que expõe por meio de suas pinturas o cotidiano da classe pobre, e foca principalmente na representatividade feminina.

Programação

Quarta- feira (11)
10h às 14h – Massoterapia para relaxar o corpo e a mente com Márcia Fu.
14h30 – Palestra – Viver sem Violência é um Direito de toda Mulher.

As palestrantes são:
Dra. Débora Rodrigues – Delegada da DEAM
Marisa Chaves – Fundadora do Movimento de Mulheres de São Gonçalo.
Andréa Machado – Subsecretária de Políticas para Mulheres.
Cabo Daiana Rodrigues – Membro da Patrulha Maria da Penha 7° Batalhão.
Elenice Baptista – Presidente da Comissão de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher da OAB/SG.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *