Entretenimento

Férias no Planetário do Rio leva arte e diversão para os pequenos

Imagem ilustrativa da imagem Férias no Planetário do Rio leva arte e diversão para os pequenos
|  Foto: Foto: Divulgação Planetário do Rio
Evento acontece na última semana de julho com todas as atividades ao ar livre. Foto: Divulgação Planetário do Rio

O Planetário do Rio, órgão integrado à Secretaria de Governo e Integridade da Prefeitura do Rio, está preparando uma programação cultural especial para as férias escolares. De terça, 27 de julho, a domingo, 1º de agosto, o projeto Férias no Planetário vai trazer companhias de teatro e circo com espetáculos diários gratuitos, sempre ao ar livre.

Com curadoria e produção de André Garcia Alvez, ator, dramaturgo e pesquisador, diretor da trupe carioca Será o Benidito?!, o “Férias no Planetário” terá dez espetáculos divididos em seis dias, contemplando a arte de rua, o teatro popular, o circo, a comédia, cordéis, músicas, autores brasileiros e criações coletivas.

“São espetáculos para toda a família vivenciar a ‘experiência PlanetaRio’, uma oportunidade de vir para o Planetário e ocupar esse espaço, que é dos cariocas”, afirma Gledson Machado, presidente da Fundação Planetário do Rio, que completa: “É um programa para cariocas de todas as idades e de todos os cantos da cidade”.

Para o curador André Garcia, “esse evento é a grande retomada do teatro e arte popular de rua no Rio de Janeiro. Desde março do ano passado os artistas estão impedidos de se apresentar e ocupar os espaços públicos”, conta.

As “Férias no Planetário” irão seguir todos os protocolos sanitários vigentes, entre eles ter no máximo três atores em cena, com peças encenadas em lugar aberto, lugares marcados para garantir o distanciamento entre o público, aferição de temperatura e oferta de álcool em gel para todos os participantes.

Na programação normal, todas as terças-feiras o Planetário da Gávea e o Museu do Universo tem entrada gratuita para visitações e sessões de cúpula, para se obter a gratuidade é necessário se inscrever no site planeta.rio/tercas-gratuitas/ para se inscrever (sujeito à lotação).

Mas se as vagas esgotarem para a cúpula, a dica é visitar o Museu do Universo, onde está acontecendo a exposição: “Da Gênese ao Apocalipse”, que apresenta 38 meteoritos da coleção do Museu Nacional / UFRj, entre eles o meteorito Santa Luzia, o segundo maior já encontrado no país.

< Arraia do prejuízo: vendas de artigos para tradicionais festejos despencam em julho Mudança no trânsito pode prejudicar mais de 100 mil passageiros em São Gonçalo <