terça, 27 de outubro de 2020

Festival de Cinema de SG é instituído patrimônio cultural

Projeto existe desde 2016. Foto: Divulgação

O Cine Tamoio – festival de cinema de São Gonçalo, foi instituído patrimônio público cultural de natureza imaterial. A lei entrou em vigor nesta terça-feira (10), após publicação no Diário Oficial da cidade.

Com a lei, fica garantido que o evento deverá ter apoio do Poder Executivo Municipal quando necessário, além do governo precisar prestar auxílio quando solicitado pela coordenação do projeto.

Além disso, o texto ainda garante que a guarda municipal poderá interditar as ruas que forem necessárias para a realização do evento e deverá garantir a segurança do público participante.

De acordo com o idealizador e produtor do projeto, o cineasta Alberto Sena, a instuição da lei é importante e é um avanço. Esse ano, acontece a 5ª edição do Cine Tamoio.

“A gente ainda precisa avançar ainda mais. Essa lei precisa garantir recursos para a continuidade do festival, que é o maior do Leste Fluminense e que promove positivamente o nome de São Gonçalo para o Brasil e para o mundo”, explicou Sena.

O festival

O Cine Tamoio é um encontro de exibições, debates e discussões da produção do audiovisual municipal e nacional. O cunho destes debates é desenvolver o interesse pelas produções nacionais, novos formatos e linguagens para a sétima arte, com vistas para ampliar a visão de mundo em diversos aspectos no cerne sócio-político-cultural.

O festival foi criado com o intuito de fomentar a produção da sétima arte dentro do município de São Gonçalo e, com isso, alimentar o interesse dos alunos de cinema e dos cinéfilos para a geração de um mercado local, com produções cinematográficas independentes, apoiadas por empresários e comerciantes da cidade, visando atrair produtores e diretores de outras cidades, estados e países.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *