Entretenimento

Horto do Fonseca terá biblioteca comunitária e recebe doações

Horto do Fonseca, Parque, Niterói, Reabertura, pandemia
Projeto também contemplará comunidades da Zona Norte. Foto: Arquivo/Plantão Enfoco

O Horto do Fonseca, na Zona Norte de Niterói, está recebendo doações de livros adultos, infantis, didáticos e ficcionais para a montagem de uma biblioteca comunitária.

O local de doação é na Secretaria Regional do Fonseca, que fica dentro do horto, mas para quem preferir não sair, devido a pandemia, basta entrar em contato através das redes sociais do parque ou através do telefone (21) 99421-1857, que uma equipe buscará os livros em casa.

Todos os livros doados passarão por uma higienização e ficarão em "quarentena" antes de irem para as prateleiras. Quem realizar uma doação ganhará o Diploma de Amigo da Leitura.

De acordo com a administração do horto, em breve o projeto irá se expandir para dentro de comunidades da Zona Norte. Será realizado um levantamento dos locais com baixos índices de leitura e pouca oferta de equipamentos culturais para serem contempladas neste primeiro momento.

A biblioteca ainda não tem data para ser inaugurada, uma vez que o local está sendo reformado, e também depende do número de livros doados.

Acervo de Arte Contemporânea

Você sabia que os museus de arte moderna e contemporânea costumam ter bibliotecas? Atualmente, com as novas tecnologias, esses espaços são poucos acessados pelo público e, com a pandemia do novo coronavírus, estão restritos à visitação.

É o caso da biblioteca do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, que está enviando livros duplicados para o acervo da Biblioteca Parque de Niterói, que fica no Centro da cidade.

De acordo com o diretor do MAC, Victor De Wolf, a Biblioteca Parque não possui acervo de arte contemporânea. Até o momento, 100 exemplares já foram separados e serão encaminhados à biblioteca.

Imagem ilustrativa da imagem Horto do Fonseca terá biblioteca comunitária e recebe doações
|  Foto: Pedro Conforte
Victor assumiu a direção do museu neste ano. Foto: Arquivo/Plantão Enfoco

"Aqui tem muito livro dobrado, e estamos pegando esses exemplares e mandando para a Biblioteca Parque do município, que não tem acervo de arte comtemporânea, então quem quiser pegar livro e levar para casa, vai poder fazer isso lá", disse Victor.

Por conta da pandemia, não há previsão de reabertura da biblioteca ao público.

< Intubado com Covid-19, Paulo Gustavo apresenta melhora Globo adquire direitos de transmissão do futebol feminino <