segunda, 19 de outubro de 2020

Magnólia Brasil é a grande campeã do Carnaval de Niterói

A comunidade do Fonseca foi a grande campeã do Carnaval de Niterói. Foto: Wallace Rosa
A comunidade do Fonseca foi a grande campeã do Carnaval de Niterói. Foto: Wallace Rosa

Os moradores da Zona Norte de Niterói já podem comemorar. A Magnólia Brasil é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval de Niterói. O resultado foi definido na apuração que aconteceu tarde desta quinta-feira (27), no Clube Canto do Rio, no bairro São Domingos.

A escola que existe desde 2012, começou em 2009 como bloco. O presidente da agremiação, Paulo Renato Moura, falou sobre o primeiro título da Série A que a escola recebe.

“Fizemos uma homenagem ao bairro do Estácio e ganhamos. O carnaval não acabou, vamos começar a trabalhar amanhã para o próximo ano”, declarou.

A Folia da Viradouro ficou em segundo lugar, com 175,90, quase três pontos atrás da primeira colocada. Em terceiro lugar ficou a Unidos da Região Oceânica, com 176,70.

Os desfiles das 31 escolas dos grupos A, B, C, D e de Avaliação, aconteceram ao longo de três noites, entre domingo (23) e terça (25). Mais de 50 mil pessoas se reuniram para acompanhar as apresentações, que aconteceram na Rua da Conceição, no Centro.

Voltado para a comunidade, os desfiles da Rua da Conceição já revelaram grandes escolas de samba, como a própria Acadêmicos do Sossego, Viradouro e Cubango. Segundo a Neltur, esse é considerado um dos maiores carnavais do Brasil no quesito de desfiles de escolas de samba.

A grande campeã do Carnaval do Rio, a Unidos da Viradouro brilhou na folia niteroiense por 39 anos, onde conquistou 18 títulos, entre os anos de 1949 e 1984.

Confira a classificação do Grupo A

1° Magnólia Brasil
2° Folia da Viradouro
3° Unidos da Região Oceânica
4° Experimenta da Ilha da Conceição
5° Unidos do Sacramento
6° Mocidade de Icaraí
7° Souza Soares
8° Alegria da Zona Norte
9° Bafo do Tigre
10° Império de Arariboia

Retorno

E a Sabiá está de volta ao Grupo A, após ter sido consagrada campeã da sua série. A agremiação foi rebaixada para a Série B no ano passado, mas retornou com o título da categoria atual.

A agremiação da Vila Ipiranga, na Zona Norte de Niterói, levou para a Rua da Conceição o enredo “A vida imita a arte. Ganhar ou perder faz parte” e conquistou 178 pontos, sem nenhuma penalidade.

“Esse foi o enredo mais ousado que já fiz na vida. É a história da arte reciclada no Brasil. Uns ganham reciclando, enquanto outros perdem para quem descarta, poluindo o ambiente”, disse o carnavalesco da Sabiá, Paulo César Lima.

Pelo primeiro ano na diretoria da escola, Flávius Mizael, de 38 anos, contou que está muito feliz pela comunidade estar de volta ao Grupo A.

“É a maior felicidade do mundo. A Sabiá existe desde 1938, é uma escola da comunidade e não cobramos nada. Teve gente que não acreditava na diretoria, por sermos muito novos, mas estamos mostrando o nosso resultado”, declarou.

Em segundo lugar, outra agremiação que também ascendeu para o Grupo A foi a Combinados do Amor, escola do Caramujo, também Zona Norte.

Já a Galo de Ouro e a Garra de Ouro foram rebaixadas para o Grupo C.

3° Batistão
4° Paraíso do Bonfim
5° Bem Amado
6° Balanço do Fonseca
7° União da Engenhoca
8° Cacique São José
9° Galo de Ouro
10° Garra de Ouro

Homenagem rende título a Amigos da Ciclovia

Homenageando a escola mais antiga de Niterói – a Sabiá, que completou 81 anos – a Amigos da Ciclovia, agremiação de Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, foi a vencedora da Série C do Carnaval de Niterói.

Segundo o diretor da escola, Jorge Ricardo Gusmão, de 24 anos, o título é dedicado a escola da Vila Ipiranga e ao seu pai, diretor da Amigos da Ciclovia, Jorge Gabriel Pinto Sampaio, de 59 anos, que está internado há quase um mês, no Hospital Antonio Pedro (Huap), por complicações devido a um câncer.

“Meu pai sempre quis esse título e estávamos brigando por ele. A emoção é grande, é um sentimento de gratidão e muita felicidade”.

A escola ficou com 178,40 e não sofreu nenhuma penalidade. Em segundo lugar, ficou a “Tá rindo porque?“, com 176,90, seguida de Grupo dos 15, Unidos do Barro Vermelho e Fora de Casa.

Com a colocação, a Unidos da Ciclovia e a “Tá Rindo Porque?” passarão para o Grupo B no Carnaval 2021. O restante permanecerá na mesma Série.

Deu Chita no Grupo D

No Grupo D, consagrou-se campeã a Independente do Boaçu, sexta escola a desfilar no domingo de Carnaval. A escola levou para a Rua da Conceição, o enredo: Chita – O Filho de Omolú.

A escola não sofreu nenhuma penalidade e acabou atingindo a pontuação de 176,10.

Presidente da escola há 21 anos, Everaldo Barcelos dos Santos, de 53 anos, explicou que esse ano a conquista foi merecida.

“A sensação de ganhar é muito boa. A gente vem sofrendo direto e esse ano eles viram que foi merecido”, disse o presidente da escola do Boaçu, de São Gonçalo.

Juntamente com Grilo da Fonte, que foi a segunda colocada, com 174,40 pontos, a escola gonvalense disputará a série C do Carnaval 2021.

Na terceira e na quarta colocação, ficara União do Maruí (174,20) e Unidos do Castro (172,80), respectivamente.

Império de Charitas se classificada

A Império de Charitas ganhou a chance de desfilar no Grupo C. Foto: Plantão Enfoco
A Império de Charitas ganhou a chance de desfilar no Grupo C. Foto: Plantão Enfoco

A escola de samba Império de Charitas foi a campeã do Grupo de Avaliação do Carnaval de rua de Niterói. Ela foi a primeira escola a desfilar no primeiro dia de evento, no domingo (23).

Com a vitória, a escola está classificada para disputar a série C do Carnaval de 2021, na Rua da Conceição, no Centro de Niterói.

A Mistura da Raça, única escola que disputou o mesmo grupo, estava na frente até os últimos minutos da apuração, mas sofreu uma penalidade de 7 décimos devido ter feito um desfile de 22 minutos, quanto o máximo era de 20.

“A escola homenageou um enredo sobre caridade. O objetivo da escola é crescer cada vez mais até chegar ao grupo especial”, disse o presidente de honra da escola Império de Charitas, Henrique Fênix.

Regulamento

Segundo o regulamento, as duas escolas que ficarem nas últimas colocações do Grupo A, cairão para o Grupo B. As duas agremiações que ficarem nas últimas colocações no Grupo B, cairão para o Grupo C.

Já a escola vencedora do Grupo A, escolherá a ordem no desfile para o Carnaval 2021. As duas escolas que vencerem pelo Grupo B passam para a série A e desfilam no dia 9 de fevereiro de 2021, assim como as duas primeiras do Grupo C, que passam para o B e desfilam no dia 7 de fevereiro.

As que não ascenderam do Grupo C para o B, permanecerão no mesmo grupo, juntamente com as escolas do Grupo D, que deixará de existir. Ou seja, para o carnaval de 2021, serão 11 escolas no grupo C.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

2 thoughts on “Magnólia Brasil é a grande campeã do Carnaval de Niterói

  1. Para bens Paulo Renato.
    Parabéns a cada um que fez com que a nossa escola chegasse arrasando! Falo nossa escola porque acompanho de pertinho, da minha varanda, cada ensaio realizado. São vizinhos maravilhosos que fazem a alegria da nossa rua.
    Parabéns guerreiros e guerreiras especialmente as crianças!!

  2. Parabéns a todos os vencedores!!!
    Atenção, a escola de samba mais antiga de Niterói é a Combinado do Amor fundada em 20/10/1936!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *