sexta, 16 de abril de 2021

Maricá comemora Dia Internacional da Poesia com evento online

Confira a programação. Foto: Divulgação

Com a pandemia do novo coronavírus e as medidas de restrição para combater o avanço da doença, eventos online, transmitidos diretamente de Maricá, marcarão o Dia Internacional da Poesia, comemorado neste domingo (21).

Com transmissão direto do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, o espetáculo “Maria! – 100 Anos”, que tem direção de Inez Vianna, comemora o centenário do cronista e compositor Antônio Maria (1921-1964), ícone do Rio de Janeiro nos chamados “Anos Dourados”, mostrando as crônicas e canções do poeta numa ambientação de volta ao passado, para revisitar os momentos mais importantes da vida do autor.

O tempo cronológico em cena, segundo o ator e dramaturgo Cláudio Mendes, se dá em um dia na vida de Maria, mais precisamente o dia do seu aniversário. E as lembranças do personagem ao longo da data constroem uma biografia no palco que revela uma ampla visão de sua vida e obra.

“Busquei não mimetizar Antônio Maria, ou seja, não houve tentativa de reproduzir sotaques, trejeitos ou voz. Mas o texto todo é dito em primeira pessoa. Então, é Antônio Maria na minha voz”

Cláudio Mendes

O espetáculo será transmitido a partir das 19h, pela internet, em tempo real, através das redes sociais da Secretaria de Cultura e dos realizadores: facebook.com/secretariadeculturamarica e facebook.com/mariaoespetaculo, respectivamente. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Maricá.

Neste sábado (20), véspera da apresentação, o ator vai ministrar uma oficina teatral gratuita: “Maria – Da Crônica à Cena”, das 16h às 18h, também no CEU. Haverá um total de 30 vagas e os interessados podem se inscrever pelo e-mail: [email protected]. A oficina é voltada a todos que demonstram interesse em teatro e literatura, especialmente atores e autores. O CEU fica localizado no Km 27,5 da RJ-106, na Mumbuca.

O Povo do Livro de Maricá

Os escritores do O Povo do Livro de Maricá realizarão neste domingo uma live no Instagram, a partir das 16h30. Os poetas Altamir Costa, Roberta de Souza, Nilton Oliveira, Alessandra Honorata, Márcia Mathias, Anselmo Mourão, entre outros, lerão poesias autorais e de seus poetas prediletos em homenagem ao dia Mundial da Poesia.

“Necessitamos de poesia como o ar que respiramos. Por isso sempre é dia e tempo de poetizar, principalmente neste tempo em que vivemos. Então venha conosco comemorar e homenagear o Dia Mundial da Poesia!”, convida Altamir Costa.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');