Entretenimento

Mart'nália canta para Niterói no Dia da Consciência Negra

Mart'nália se apresenta no fim do dia, na Praça da Cantareira, em São Domingos. Foto: Stucky/Divulgação Site Oficial

A 11ª edição do “Viva Zumbi Niterói” terá um dia inteiro com apresentações artísticas e culturais com o principal objetivo de valorizar a história, a religiosidade e a cultura do povo negro. O evento, que terá início às 10h desta quarta-feira (20), e será encerrado com show gratuito da cantora Mart'nália, na Praça da Cantareira, em São Domingos.

A programação integra a Semana da Cultura Negra, que foi incluída no calendário oficial da cidade em 2014, com a aprovação do Estatuto Municipal de Igualdade Racial.

O evento conta com a Feira Baobá, tenda do acarajé, tenda de capoeira, feijoada gratuita (às 13h), rodas de debates, lavagem da estátua de Zumbi, feira de artesanato, comidas típicas, exposição de fotografia e de roupas de matrizes africanas e Feira Literária, além de uma roda de jongo, e apresentações com grupos e artistas, como o Ás de Ouro, Baque Mulher, Moça Prosa, Linda Baobá, Baile Black, entre outros.

A festa se encerra, a partir das 17h, com shows gratuitos da Velha Guarda da Mangueira e da cantora Mart'nália, na Praça da Cantareira, em São Domingos. Amparada nos arranjos sempre elegantes de Celso Fonseca em parceria com o saudosíssimo baixista Arthur Maia, a artista lançou em 2019 seu mais recente álbum "Mart'nália canta Vinicius de Moraes".

Sua voz rasgada e suave, pé do nosso samba, traduz o amor pelas mulheres, a compaixão pelos desfavorecidos, a impaciência com os medíocres, tudo o que é motivação para os versos sempre tão bem construídos de Vinicius, numa linguagem íntima porém desacorrentada.

Serviço

11º Viva Zumbi no Dia da Consciência Negra
20 de novembro, quarta-feira
Horário: a partir das 10h
Local: Praça da Cantareira, São Domingos - Niterói

< Engavetamento no acesso à Ponte prejudica trânsito na Alameda, em Niterói Homem é flagrado com carro clonado na Ponte Rio-Niterói <