Babado

Milton Cunha é impedido de dar palestra em evento no Rio; entenda

'Fui pego de surpresa', disse o carnavalesco e comentarista

Milton Cunha se disse surpreso com a informação
Milton Cunha se disse surpreso com a informação |  Foto: Reprodução

O carnavelesco e comentarista Milton Cunha, de 61 anos, foi impedido de palestrar no evento ''Energia Para Ler'', organizado pela Enel Distribuição Rio em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, na Praça Governador Portela, em Bom Jesus do Itabapoana, Norte Fluminense, na última quarta-feira (13).

De acordo com moradores, intolerância religiosa teria sido o motivo. Eles contaram que líderes religiosos pressionaram a Prefeitura para que Milton Cunha não participasse do evento alegando que ele é um "anti-cristo", já que comenta sobre Carnaval. 

Leia +: Lexa tem bens penhorados para quitar dívida de Guimê

Leia +: EXCLUSIVO: Bombom comenta participação da filha em 'A Fazenda'

Uma mensagem que circulou em grupos de WhatsApp também pedia o boicote ao evento, caso o carnavalesco participasse.

"Atenção, professores católicos. Aconselho a não participarem. Procurem na internet informações sobre o que pensa o palestrante. Quem zomba de Jesus em um desfile de Carnaval, zomba da fé cristã e não merece sua atenção", dizia a mensagem.

Outros moradores da cidade, no entanto, criticaram a decisão e deixaram suas mensagens de desculpas e indignação pelo ocorrido, no Instagram do carnavalesco.

"Como profissional da Educação e como cidadã bomjesuense deixo clara a minha indignação e vergonha pelo cancelamento", escreveu uma. "É uma pena ver que essa cidade tá atrasada com tanto preconceito e intolerância", disse outro. "Nossa querida Bom Jesus amanheceu envergonhada. Nos desculpe Milton por tanta intolerância e preconceito. Essa atitude não nos representa. E sim uma minoria infeliz", comentou um fã.

Profundamente incomodado mas também sem querer entrar na polêmica, Milton Cunha revelou apenas ao ENFOCO que foi pego de surpresa com a situação. 

Minha participação foi cancelada porque uma vereadora cristã se juntou com a bancada evangélica e pediu ao prefeito para cancelar e ele cancelou. Simples assim. Parece que foi baseado em uma fake news. Fui pego de supresa" Milton Cunha, carnavalesco

Ele também criticou a influência da religião na educação e na cultura que, em sua avaliação, "têm que ser democráticas e de muitas vozes".

"Não acho que a religião tem que se misturar com política e legislativo. A religião é de foro íntimo. O desafio agora é o futuro de Bom Jesus do Itabapoana. O que vai ser do futuro dessa cidade que só vai ter uma voz, um tipo de livro, uma literatura? Como eles vão fazer? Eles vão desligar as televisões, os rádios? É difícil. Eu vejo com olhos lassos", finalizou.

Em seu perfil do Instagram, Milton postou um vídeo ainda na cidade, com poucas palavras: "Bom Jesus! Salve o povo de Itabapoana", disse.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Milton Cunha Oficial (@miltoncunhaoficial)

Procurados, a Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, a Enel e a Secretaria Estadual de Cultura não responderam sobre o caso até a publicação desta reportagem.

< Arthur Aguiar revela que será pai pela segunda vez Homem é morto a facadas por sogro após espancar esposa grávida <