sexta, 30 de outubro de 2020

‘Minha Luz é de Led’ é proibido de sair no Carnaval do Rio

Bloco sairia nesta quinta-feira (20). Foto: Redes sociais

O bloco Minha Luz é de Led não vai realizar seu tradicional desfile como acontece há cinco anos no Carnaval carioca alternativo. No evento, os foliões costumam usar adereços e fantasias de led e desfilam na quinta-feira que antecede a data.

Em nota divulgada nas redes sociais, os organizadores do bloco explicam que iniciaram o processo de legalização do evento junto à Prefeitura em agosto de 2019. Porém, segundo a nota, a Riotur não reconhece o ‘Minha Luz é de Led’ como bloco por saírem no período da noite. Sendo assim, eles precisaram fazer uma legalização como evento de rua, “que é mais burocrático e custoso”.

“Queríamos fazer um post para pilhar a todos a prepararem seus looks luminosos, mas é com extremo pesar, frustração e sensação de impotência diante da atual conjuntura administrativa da cidade do Rio de Janeiro que viemos informar que estamos proibidos de realizar nosso bloco na próxima quinta-feira, dia 20, como tradicionalmente fazemos desde 2014”, dizia a nota.

Ainda segundo o texto das redes sociais oficiais do bloco, em janeiro, seis meses após o início desse processo, ‘Minha Luz é de Led’ conseguiu o documento de permissão para o evento, emitido pela prefeitura.

“Mesmo assumindo todos os custos e cumprindo todas as exigências como: contratação de posto médico, ambulância, UTI móvel, segurança, banheiros, limpeza, brigadistas e extintores, mesmo tendo feito reuniões com a secretaria de eventos, com engenheiros da prefeitura para localizarmos nosso palco num lugar que mais respeite as regras da cidade, além de muitos outros esforços, nosso processo foi indeferido no dia 6 de fevereiro pela Polícia Militar do Rio de Janeiro”, dizia outro trecho.

Na nota, os organizadores explicam que a Polícia Militar não deu a permissão para o bloco sair:

Entramos com recurso, marcamos reuniões em várias instâncias, mas ainda assim a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro não permitiu nosso carnaval. A PM alega que não podemos sair este ano porque em 2019 os foliões fecharam a saída do Túnel 450 (que fica na altura da Praça Marechal Âncora).

Apesar de nosso esforço para legalizarmos o bloco em um local maior e mais seguro para o público e a cidade, além de todos os outros esforços para estarmos de acordo com as exigências da prefeitura, nenhuma preocupação nossa fez diferença e estamos sendo punidos pelo ano passado.Fizemos realmente tudo que estava ao nosso alcance do ponto de vista burocrático e legal, mas não foi suficiente.

Infelizmente não temos mais nenhuma alternativa, estamos de mãos atadas.

Nós estamos muito tristes, arrasados. É um ano inteiro de trabalho jogado fora. Estamos inconsoláveis por não conseguir botar nosso bloco na rua e fazer a festa tão divertida, inclusiva, democrática e pacífica que sempre fizemos. Além de tudo, nosso carnaval gera dezenas de empregos diretos e milhares indiretos, mas nada disso parece fazer diferença para o poder público.

Contamos com a compreensão e apoio de todos que, como nós, aguardavam por essa data que tem sido tão luminosa em nossas vidas desde 2014.

Fizemos essa foto em homenagem ao desfile icônico de Joãosinho Trinta, pra lembrar que CARNAVAL é festa e alegria, mas também, e sobretudo, é resistência política e cultural.

Vale lembrar também que esse ano é ano de eleições municipais e nossa cidade merece gestores que valorizem nossa cultura e as festas do povo!

Bom carnaval para todxs!! Amamos vocês!

Nossa luz nunca se apagará!

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *