sábado, 27 de fevereiro de 2021

Mostra sobre o cinema português com entrada gratuita no CCBB

Foto: Divulgação

Essa é a última semana para o público visitar a mostra “De Portugal para o mundo”, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB), que está funcionando com 1/3 da capacidade de publico. A mostra encerra na próxima segunda-feira (1º), e a entrada é gratuita.

Com entrada gratuita, a mostra propõe ao público um olhar de conjunto sobre a produção do cinema português na última década, que vem obtendo enorme êxito internacional.

Com curadoria de Pedro Henrique Ferreira, a mostra traz ao público brasileiro uma seleção de 28 filmes, entre longas e curtas-metragens, dos mais aclamados cineastas lusitanos contemporâneos. O evento inclui também debates com especialistas e bate-papos com diretores. Depois, a retrospectiva segue para São Paulo, em abril, e para Brasília, maio.

“De Portugal para o mundo” apresenta filmes de cineastas de projeção internacional, que já são considerados alguns dos maiores diretores vivos na atualidade. A curadoria concentrou-se principalmente nas produções que obtiveram premiações e sucesso no exterior.

O público tem a oportunidade de assistir a filmes emblemáticos, como “A portuguesa” (2019), de Rita Azevedo Gomes; “Tabu” (2012), de Miguel Gomes; “O estranho caso de Angélica” (2010), de Manoel de Oliveira; entre outros. A programação completa estará disponível no site do CCBB.

A mostra propõe também uma discussão em torno do cinema português, como a visão das ex-colônias pelos filmes ou a herança do salazarismo. Para isso, haverá debates temáticos, unindo pesquisadores brasileiros e portugueses; e bate-papos com diretores. Serão eventos via videoconferência, online, abertos e gratuitos.

O projeto conta, ainda, com a confecção de um catálogo com textos inéditos, reproduções e entrevistas, assinados por pesquisadores, críticos de cinema, técnicos e produtores portugueses e brasileiros.

“A ideia é entender os elementos que possibilitaram a emergência de um período tão exitoso no cinema português, num diálogo com a experiência cultural e cinematográfica brasileira hoje”, diz Pedro Ferreira, curador da mostra.

O projeto conta, ainda, com a confecção de um catálogo com textos inéditos, reproduções e entrevistas, assinados por pesquisadores, críticos de cinema, técnicos e produtores portugueses e brasileiros.

Covid-19

O CCBB RJ adotou algumas medidas de prevenção ao novo coronavírus como entrada apenas com agendamento on-line, controle da quantidade de pessoas no prédio, fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento.

No cinema, a capacidade foi reduzida para 1/3, com higienização completa antes de cada apresentação/sessão, além do distanciamento de dois metros entre as poltronas. 

A bilheteria presencial está proibida e todos os ingressos estão sendo disponibilizados no site Eventim.

O CCBB fica localizado na rua Primeiro de Março, número 66, no Centro do Rio.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *