Edição Especial

'Mulheres de Areia' de volta à TV Globo nesta 2ª; relembre a trama

Novela volta ao ar após 30 anos de seu lançamento

Rivalidade das gêmeas Ruth e Raquel, ambas vividas por Gloria Pires, é um dos pontos altos da trama
Rivalidade das gêmeas Ruth e Raquel, ambas vividas por Gloria Pires, é um dos pontos altos da trama |  Foto: Reprodução/TV Globo
 

"A noite vai ter lua cheia, tudo pode acontecer". Retorna nesta segunda-feira (26) à telinha da TV Globo o sucesso da década de 90 "Mulheres de Areia". A novela será reexibida no "Edição Especial", de segunda a sexta-feira, logo após o "Jornal Hoje".

A rivalidade das gêmeas Ruth e Raquel, ambas vividas por Gloria Pires, é um dos pontos altos da trama de Ivani Ribeiro e com direção geral de Wolf Maya.

Na ficção, as personagens disputam o mesmo homem, o bem-sucedido empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes). 

Tonho da Lua, o personagem de Marcos Frota, também está de volta e promete conquistar o público, mais uma vez, com sua sensibilidade e momentos emocionantes.

Tonho da Lua, o personagem de Marcos Frota
Tonho da Lua, o personagem de Marcos Frota |  Foto: Reprodução/TV Globo
  

O elenco de estrelas também inclui Susana Vieira, Humberto Martins, Andrea Beltrão, Eduardo Moscovis, Vivianne Pasmanter e muitos outros.

"Mulheres de Areia" é baseada em sua versão original, exibida em 1973, e na obra ‘O Espantalho’. A trama foi lançada na TV Globo em 1993, na faixa das seis horas, e já foi reexibida na emissora em 1996, 2011, e também em 2015 no Canal Viva.

Relembre a trama

Marcos (Guilherme Fontes) e Ruth (Gloria Pires) em Mulheres de Areia
Marcos (Guilherme Fontes) e Ruth (Gloria Pires) em Mulheres de Areia |  Foto: Reprodução/TV Globo
  

'Mulheres de Areia' tinha como tema central a rivalidade entre gêmeas. A história se passa na fictícia Pontal D’Areia, cidade do litoral fluminense para onde Ruth (Gloria Pires) retorna depois de passar algum tempo dando aulas na escola primária de uma fazenda.

Ruth volta a morar com os pais, Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos), e com a sua gêmea, Raquel (Gloria Pires). Raquel e Ruth, apesar de fisicamente idênticas, tem personalidades muito diferentes. Ruth é doce, calma e tem um bom coração. Raquel, por sua vez, é egoísta, agressiva e má.

Aproveitando-se da semelhança física com a irmã, Raquel planeja conquistar o namorado de Ruth, o bem-sucedido empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes), que se encanta com Ruth quando a conhece em Pontal D’Areia.

Para a tristeza de Ruth, Raquel consegue seduzir Marcos e se casa com ele, interessada somente na fortuna do rapaz. O casamento, no entanto, não impede que ela continue a se encontrar às escondidas com o mau-caráter Wanderlei (Paulo Betti), seu namorado.

Em determinado momento da história, Tonho da Lua (Marcos Frota) descobre a traição de Raquel. Portador de uma deficiência mental, Tonho alimenta um amor platônico por Ruth, sua protetora, e faz tudo para vê-la feliz. Raquel, por sua vez, o persegue e inferniza sua vida.

A descoberta de Tonho não traz nenhuma consequência para o casamento de Raquel, que convence Marcos de que tudo não passa de um engano. Ruth, por sua vez, não consegue esquecer Marcos e sofre ao ver a irmã casada com seu grande amor.

A história sofre uma reviravolta quando Raquel sofre um acidente no mar, é dada como morta, e Ruth assume seu lugar para ficar ao lado de Marcos. Mas Raquel, na verdade, não morreu e planeja voltar e se vingar da irmã.

Mais spoilers

No final da trama, depois de ter armado um golpe para separar Ruth e Marcos, Raquel sofre um acidente de carro e morre. Isaura, que sempre estivera ao lado de Raquel, decide contar à Ruth o plano da irmã para separá-la de Marcos.

Isaura revela que Raquel dopou o rapaz e deitou-se ao seu lado para que Ruth acreditasse que os dois haviam dormido juntos. Na ocasião, Ruth flagrou Raquel na cama do amado e rompeu com ele, achando que, mais uma vez, seu grande amor a tivesse traído.

Ao saber da verdade, Ruth vai atrás de Marcos e conta que tudo não passou de uma armação de Raquel para separá-los. Os dois finalmente conseguem se entender e, apaixonados, terminam a novela juntos.

< 'Teve omissão', diz tia de jovem morta dentro de carro no Rio 'Queremos os 3 pontos', diz interino do Vasco para jogo decisivo <