sexta, 27 de novembro de 2020

Museu Casa do Pontal reabre as portas no Rio

Sede do museu será transferida para a Barra da Tijuca. Foto: Museu Casa do Pontal

O Museu Casa do Pontal, referência em arte popular brasileira, com mais de nove mil obras de 300 artistas brasileiros, o maior e mais significativo acervo deste segmento no país, abriu as portas ao público neste sábado (3) e fica aberto até o dia 8 de novembro de 2020.

O motivo é o momento de despedida e de celebração, pois após dez anos de lutas constantes contra as inundações que passaram a assolar o raro acervo, a instituição começa a transferir suas obras para a nova sede, na Barra da Tijuca, próximo à Cidade das Artes e do Barra Shopping, onde estarão em segurança. O Museu estava fechado desde março, por causa da pandemia do Covid-19

Na exposição “Até logo, até já”, conhecida pelo público como “permanente”, pois contém destaques do acervo, estarão mais de duas mil obras, que só serão transferidas para a nova sede na Barra da Tijuca em novembro, após o encerramento da mostra. As demais seis mil peças, guardadas na reserva técnica, já seguirão para o novo espaço em outubro. Além das cerca de mil peças – 250 conjuntos – que se encontram em itinerância pelo SESC Santos.

Graças a campanhas de financiamento coletivo, a que aderiram entusiastas do Museu, foram retomadas as obras da construção da nova sede, que ficaram paralisadas por mais de dois anos. Lucas Van de Beuque, diretor-executivo do Museu diz que “este é um momento de agradecimento”.

A diretora-curadora do Museu, Angela Mascelani, destaca: “Estamos dedicando esta reabertura na sede histórica, que durará um mês, aos afetos e aos corações. Aos que aqui se apaixonaram, aos que seguiram as trilhas da cultura popular, aos que dançaram em nossos jardins e terreiros”.

Durante a pandemia, o Museu Casa do Pontal promoveu lives em seus canais digitais, fazendo viagens temáticas pelas Festas Juninas – um “terreiro virtual” com manifestações como o Bumba-meu-Boi – ao Vale do Jequitinhonha, Minas, ao Maranhão e ao Cariri, região cultural que abrange Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba.

Medidas de prevenção

O Museu Casa do Pontal receberá em segurança o público. Não será necessário agendamento prévio, mas o uso de máscaras será obrigatório. Haverá aferição de temperatura, tótens com alcool gel espalhados pelo circuito expositivo, e controle de quantidade de visitantes na área interna.

Os visitantes poderão usufruir da área externa, agrupados por núcleo familiar. A equipe de funcionários usará além de máscaras o protetor de rosto (face shield). Grupos prioritários terão atendimento especial.

Serviço:

Serviço:

Exposição: “Até logo, até já”
Museu Casa do Pontal, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro
Abertura: 03 de outubro de 2020, às 10h até 8 de novembro de 2020
Dias e horários: Terça a domingo, de 9h30 às 17h
Endereço: Estrada do Pontal, 3.295, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2490.2429
Entrada gratuita com possibilidade de contribuição voluntária

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *