Entretenimento

Museu de Arte Moderna do Rio com programação online e gratuita

Museu segue fechado ao público. Foto: Divulgação/Fabio Souza

Com as restrições impostas pela Prefeitura do Rio de Janeiro para conter o avanço do novo coronavírus na cidade, o Museu de Arte Moderna do Rio preparou uma programação online para o mês de abril.

A programação inclui cursos, oficinas, palestras e sessões da Cinemateca. As atividades presenciais estão suspensas até a próxima segunda-feira (12).

Entre os destaques da progrmação, está o AniMAM, que será lançado no dia 14 de abril. Hélio Oiticica é o tema do novo filme de animação para a primeira infância (crianças até seis anos), produzido pelo museu. O desenho enfatiza a relação do artista com o samba e o Carnaval, manifestações que contribuíram para o desenvolvimento de sua obra.

Já no dia 27, será a vez da Oficina de carimbo e batata, com Aline Besouro. Enquanto o MAM faz exposição de Fayga Ostrower, com gravuras, litografias e outras impressões a partir de matrizes, uma oficina em vídeo convida as crianças a produzirem matrizes de batatas desenhadas com um lápis, e a imprimi-las no papel.

A programação da Cinemateca em abril conta com destaques como a retrospectiva dedicada ao cineasta e roteirista Rodrigo de Oliveira, a homenagem ao centenário de Zequinha Mauro e a continuação do projeto Veredas do Patrimônio Audiovisual.

Para quem gosta de um bate-papo, acontece no dia 24, às 14h, o Acervo em foco, com um diálogo sobre a gravura Políptico do Itamaraty, de Fayga Ostrower, com Antonio Amador, elaborada em 1968, e que integra a exposição “Fayga Ostrower: formações do avesso”.

Para conferir a programação completa basta acessar o site do Museu de Arte Moderna.

< Largados e Pelados: fiscais acabam com 'aglomeração' em praia do Rio Alerj desiste de trocar nome do Maracanã e apoiará veto do governador <