terça, 01 de dezembro de 2020

Museu Janete Costa recheado de atrações virtuais durante quarentena

Abril recheado de atrações culturais online. Foto: Ascom Niterói

Os equipamentos culturais da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte, apresentam, em abril, um projeto de programações virtuais dos equipamentos ligados à SMC. O Museu Janete Costa de Arte Popular oferece uma programação diversificada, durante todo o mês, para entreter o público nesta quarentena.

O público pode assistir a shows, exposições, peças teatrais, entrevistas, além de interagir enviando fotos, histórias e participando de quiz. Tudo isso virtualmente. As programações podem ser acompanhadas pelas redes sociais de cada um dos órgãos e seguem durante todo o mês de abril.

Entre as ações estão: um passeio virtual pela exposição em cartaz “Ceará, Terra que Ilumina”, contação de histórias, curiosidades sobre determinada obra, curiosidades sobre arte popular, visita ao espaço educativa, entre outras.

A ideia das programações online surgiu devido à situação atual de pandemia, onde o isolamento social é necessário para evitar o contágio e a disseminação da COVID-19.

A SMC e FAN oferecem, ainda, o ‘Arte na Rede’, com apresentações artísticas diárias e de livre acesso ao público, por meio das redes sociais Cultura Niterói (Facebook, Instagram e YouTube). O objetivo, além de entreter o público, é contribuir com a economia cultural e com a divulgação artística.

Programação de 21 a 30 de abril

Exposição Virtual
Com fotos e vídeos postados em sequências de stories, a proposta da atividade é a imersão e mediação da atual exposição “Ceará, Terra que Ilumina”, visitando todos os setores (altares, oficinas, eixos e salas) de maneira virtual.
Data: durante todo o mês de abril

Contação de História
Através de vídeos, histórias populares e folclóricas são contadas a fim de manter um contato com o público infantil. São contadas histórias de personagens como Saci Pererê, Sereia Iara, etc. A proposta é anexar esta atividade com o programa Arte Popular Para Crianças – a ser adaptado para um programa virtual – que possui mais de 4 anos de existência.
Data: até o fim de abril

A Peça do Mês
A cada mês, uma peça do acervo é selecionada a fim de que se torne a Peça do Mês, onde são passadas todas as informações possíveis sobre ela: ano que a obra foi feita, a quem ela pertencia, a serventia, material executado, dimensões, lugar em que a obra foi feita, título, etc.
Data: até o dia 26 de abril

A Importância do Museu
Falar sobre Memória, Patrimônio, Arte Popular e História. O enganjamento com o público será realizado através de perguntas como: “Você sabe o que é arte popular?”, “Por que é importante visitar um Museu?”, “Para que serve um Museu?”, “Qual a importância de preservar os espaços de memória?”.
Data: a partir de 27 de abril

Revisita Ao Espaço Educativo
A proposta desta atividade é realizar um ‘throwback’ com o setor educativo e interativo do Museu Janete Costa de Arte Popular. As perguntas realizadas são as mesmas que foram feitas na exposição. Por exemplo: “Entre Anjos e Palmeiras” tinham as perguntas ‘O que te prende?’e ‘O que te liberta?’, enquanto a “Ceará, Terra que Ilumina” tem um quadro com ‘Verdades’ e ‘Mentiras’.
Data: durante todo o mês de abril

Publicada às 16h26

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *